Uma primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com alguns erros e assinada pela autora JK Rowling, está sendo vendida na Christie’s em Londres, com a casa de leilões aceitando ofertas a partir de US$ 250.000, aproximadamente R$ 1,2 milhão.

A publicação é um dos 500 exemplares de capa dura do livro que foram impressas em uma tiragem inicial em 1997. Trezentos deles foram enviados para bibliotecas.

+ Continuação de ‘Animais Fantásticos’ estreia em baixa para padrões de Harry Potter

Segundo Mark Wiltshire, especialista em livros impressos e co-curador da exposição “A Arte da Literatura”, feita pela casa de leilões, a palavra “filosofal”, por exemplo, está escrita de forma errada na contracapa – nessa versão, ficou faltando a segunda letra ‘O’. Além disso, o tópico “uma varinha” é repetido duas vezes em uma página que traz a lista de itens que os estudantes são convidados a levar para a escola de magia Hogwarts.

Enquanto Rowling era desconhecida na época, o livro sobre o mundo mágico de bruxas e bruxos se tornou um grande sucesso em todo o mundo, gerando uma série inteira e uma enorme franquia de filmes.

“De muitas maneiras, este livro é a manifestação física de uma memória mágica para tantas pessoas e é isso que o torna tão desejável”, disse Wiltshire.

O evento ” Arte da Literatura ” da Christie’s está aberto ao público de 7 a 15 de junho.