Um estudo de um professor de Saúde e Desempenho Humano da Universidade de Houston, Marc Hamilton, mostra que o movimento do músculo sóleo, que fica na panturrilha, enquanto se está sentado trabalhando, acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura corporal.

A pesquisa indica que o movimento sustenta o metabolismo oxidativo elevado, que melhora a regulação da glicose no sangue e é mais eficaz do que outros exercícios e jejum intermitente.

Para fazer o exercício, basta sentar-se com os pés apoiados no chão e com os músculos relaxados eleve e desça o calcanhar o máximo de vezes que conseguir. Segundo o estudo, por ser de baixo impacto, é possível fazer a atividade por um tempo prolongado.

Uso de antidepressivos comuns pode aumentar risco de doenças cardíacas, diz estudo

“Nunca sonhamos que esse músculo tivesse esse tipo de capacidade. Está em nossos corpos, mas ninguém nunca investigou como usá-lo para otimizar nossa saúde. Quando ativado corretamente, o músculo sóleo pode elevar o metabolismo oxidativo local a altos níveis por horas, não apenas minutos”, disse Hamilton, em nota da Universidade de Houston.

Hamilton defende que o exercício pode ser a solução para uma variedade de problemas de saúde causados ​​em pessoas inativas que passam muitas horas por dia com metabolismo baixo. Segundo o professor, o sedentarismo aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes e demência.