Modificar a rotina e adicionar exercícios regulares pode reduzir em mais da metade o risco de diabetes tipo 2. É o que mostra um estudo publicado na revista JAMA, de autoria de pesquisadores da China. 

Intitulada Efeito do exercício aeróbico moderado e vigoroso no diabetes incidente em adultos com obesidade, a pesquisa foi liderada por Xiaoying Li, da Universidade de Xangai, e dividiu pacientes em exercícios vigorosos e moderados. No primeiro grupo, o risco de diabetes foi reduzido em 49%; no segundo, as chances da doença se desenvolver caíram 53%. 

+ Caminhada ‘engraçada’ pode ajudar nos exercícios físicos, diz estudo

A intervenção no estilo de vida que consiste em dieta e exercícios regulares provou ser eficaz na prevenção do diabetes tipo 2 em indivíduos de alto risco. 

“No entanto, o efeito isolado de exercícios vigorosos e moderados na prevenção do diabetes é incerto. No atual ensaio clínico, avaliamos o efeito de longo prazo de exercícios vigorosos e moderados na incidência de diabetes durante um acompanhamento de 10 anos após uma intervenção de exercícios de 12 meses”, explicam os pesquisadores. 

A grande maioria dos 220 participantes completou o programa de exercícios de 1 ano (94,5%) e 81,4% permaneceram para o acompanhamento de 10 anos. Após a intervenção com exercícios, todos os participantes foram encorajados a manter um estilo de vida saudável e praticar exercícios aeróbicos de intensidade moderada.

Entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o ritmo de atividade física para evitar diabetes e doenças cardiovasculares varia de acordo com a faixa etária

  • Para crianças e adolescentes (5 a 17 anos): devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica. A rotina é de até 3 dias na semana;
  • Para adultos (18 a 64 anos): devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. A rotina é de pelo menos 2 dias na semana; 
  • Para idosos (65+): Idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.