17/12/2015 - 5:27
Os argentinos terão a possibilidade de comprar nesta quinta-feira até dois milhões de dólares caso desejarem, ao preço fixado pelo mercado, anunciou na véspera o governo, ao eliminar as restrições do câmbio que estavam em vigor desde 2011.
A grande expectativa diz respeito ao nível da desvalorização.
A hora da verdade será o momento de abertura dos mercados, a partir das 10H00 locais (11H00 de Brasília), quando começará a venda de dólar.
Durante a quinta-feira, a demanda deve definir a diferença com a última cotação oficial da divisa no país, cuja moeda teve paridade com o dólar entre 1991 e 2001.
“A partir de amanhã, qualquer pessoa poderá comprar dólares”, disse na quarta-feira o ministro da Fazenda, Alfonso Prat-Gay, ao anunciar o fim do que é conhecido como “cepo cambiario”, uma promessa de campanha do novo presidente Mauricio Macri.
O último dia de controle cambial terminou com o dólar a 9,84 pesos na cotação oficial, contra 14,57 no mercado paralelo.
Analistas acreditam que a intenção do novo governo é uma cotação de 14,50 pesos por dólar, o que implicaria uma forte desvalorização com o risco de transferências aos preços no varejo.