Um alpinista da Irlanda do Norte morreu enquanto descia do cume do décimo pico mais alto do mundo e um alpinista indiano está desaparecido na mesma montanha, disseram autoridades da escalada nesta terça-feira.

Noel Hanna, que escalou o Monte Everest 10 vezes, escalou o pico Annapurna de 8.091 metros no oeste do Nepal na segunda-feira e morreu durante a noite no acampamento IV depois de descer do pico.

+ Corpos de alpinistas mortos no Everest estão servindo como guias

Yubaraj Khatiwada, funcionário do Departamento de Turismo, disse que as circunstâncias da morte de Hanna não são claras.

Ele disse que um alpinista indiano, que caiu em uma fenda na parte inferior do Annapurna, está desaparecido desde segunda-feira.

Dois outros montanhistas indianos, que foram pegos pelo mau tempo enquanto escalavam o Annapurna, estão sendo resgatados, disseram funcionários da empresa de caminhadas.

O pico Annapurna, no oeste do Nepal, escalado pela primeira vez por Maurice Herzog, da França, no início dos anos 1950, é considerado perigoso devido ao risco de avalanches frequentes.

Pelo menos 365 pessoas escalaram o Annapurna e mais de 72 morreram na montanha, de acordo com autoridades da caminhada.

Na semana passada, três alpinistas sherpas nepaleses morreram após serem atingidos por um serac de gelo nas partes mais baixas do Monte Everest.

O Nepal tem oito das 14 montanhas mais altas do mundo. Escalar os picos do Himalaia e caminhar em suas colinas são esportes de aventura populares, bem como uma fonte de emprego e renda para o país que fica entre a China e a Índia.