19/12/2012 - 21:00
Papa digital
O papa Bento XVI estreou sua conta no Twitter, no dia 12 de dezembro. Em sua primeira postagem pelo perfil @pontifex, ele foi auxiliado pelos responsáveis pela comunicação do Vaticano, pois teve dificuldades para manusear o tablet usado para redigir os tuítes. Por isso, seus assessores escreveram previamente a mensagem e deixaram para ele apenas a tarefa de apertar o botão de “enviar”. A primeira mensagem dizia: “Obrigado, amigos, é com alegria que entro em contato convosco via Twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração, vos abençoo a todos.”
O tuíte do ano
Assim que foi confirmada a sua reeleição, Barack Obama postou uma foto no Twitter em que aparece abraçado à primeira-dama Michelle Obama, com a mensagem “Mais quatro anos”. A foto fez tanto sucesso que se tornou a mensagem mais retuitada de 2012 (e também de toda a história da rede social). A imagem foi repassada mais de 810 mil vezes e recebeu 300 mil marcações de “favorita” no site.
O inferno é aqui
Causou mal-estar no mercado de livros digitais uma postagem no Facebook feita por Mauro Widman, o primeiro funcionário contratado pela Amazon no País. A mensagem dizia “Adivinha quem está chegando ao inferno”. A imagem trazia dois chifres e o símbolo da seta alaranjada da Amazon. Widman, que foi empregado da Livraria Cultura, divulgou esse conteúdo em seu perfil pessoal algumas horas antes da estreia da empresa americana no Brasil. Ele também brigou com ex-colegas que não o avisaram sobre o lançamento do Kobo, e-reader da Cultura. O executivo e a Amazon não deram retorno à reportagem.
Só deu Carminha no Face
A novela Avenida Brasil, da Rede Globo, foi um sucesso também nas redes sociais. Levantamento divulgado pelo Facebook indica que a atração da Rede Globo – cuja vilã Carminha se tornou muito popular – foi o assunto mais comentado pelos brasileiros na rede social em 2012. Logo atrás ficou o Corinthians. Já no Google o termo mais pesquisado no ano foi o termo “Face”, em referência ao site criado por Mark Zuckerberg.
Colaboraram: Diego Marcel, João Varella e Geovana Pagel