Uma explosão e tiros foram registrados nesta quinta-feira (26) nos arredores do Aeroporto Internacional Hamid Zarkai, em Cabul, capital do Afeganistão. Segundo um jornalista da Sky News que cobre a evacuação em Cabul, trata-se de um atentado terrorista a partir de um ataque de homem bomba.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, confirmou em seu Twitter a explosão.

“Podemos confirmar uma explosão fora do aeroporto de Cabul. As vítimas não estão claras neste momento. Forneceremos detalhes adicionais quando pudermos”, postou Kirby.

+ Hazaras no Afeganistão, uma minoria perseguida que teme os talibãs
+ Resistência contra talibãs se espalha, afirma irmão de ex-comandante

Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e se foi um atentado terrorista. O Talibã retomou o poder e o controle do país no início desta semana.

Ainda nesta manhã, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália alertaram sobre o risco de um atentado “iminente” no local e pediu a seus cidadãos que abandonassem a área do aeroporto.

“Não posso enfatizar o desespero da situação o suficiente – a ameaça é crível, iminente e letal. Não estaríamos dizendo isso se não estivéssemos genuinamente preocupados em oferecer um alvo ao Estado Islâmico”, declarou nesta manhã James Heappey, secretário de Estado britânico das Forças Armadas, à BBC inglesa.