20/04/2005 - 7:00
Cozinhados em fogo baixo nos últimos tempos, esquentaram agora os planos para uma ligação ferroviária expressa entre o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e o centro de São Paulo. O fato novo é a decisão da Infraero de ampliar o aeroporto com capacidade atual de 14 milhões de passageiros/ano para 26 milhões/ano. Na perspectiva de mais passageiros, um estudo de viabilidade econômica e financeira do trem expresso já começa a ser feito pelo governo paulista, a Prefeitura de Guarulhos e a Infraero. O projeto total, entre construção de estações, linhas e instalação de trens rápidos com locomotiva e quatro carros para 300 passageiros é estimado em US$ 572 milhões. ?Este é o preço teto, que poderá ser reduzido?, diz o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
O grupo português Somague, quinze dias atrás, realizou apresentação na secretaria em que seus executivos garantiram o interesse na exploração do serviço pelo regime de parceria público-privada. Os italianos do grupo Fiat também mostraram interesse no negócio. O trajeto da futura linha está definido em 31 quilômetros de extensão, com terminais no aeroporto e na estação Julio Prestes, no centro da cidade.
O novo trem visa atender o público de empresários e executivos que usam Cumbica como escala para negócios no Brasil e no exterior. Terá, a princípio, instalações de classe executiva. Em alta velocidade, numa média de 120 km/hora, percorrerá o trajeto sem nenhuma parada entre os extremos da linha. Em todo mundo, 94 aeroportos contam com ligação ferroviária para o centro da cidade mais próxima. Os editais de licitação para o novo trem podem ser lançados até o final do ano. Entre construção e operação das linhas estima-se um período de dois anos. Faz parte do projeto a construção de uma linha paralela, para a operação de trens populares, com paradas tradicionais entre o aeroporto e o centro de São Paulo. Uma ligação expressa entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o de Cumbica também está em estudo.
US$ 572 milhões é o custo estimado da ligação ferroviária aeroporto-cidade