O extrato bancário ficará mais fácil de ler, ou ao menos mais padronizado. A partir do dia 8 de julho, os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) terão um padrão para estes documentos.

Atualmente, diferentes instituições financeiras utilizam juntos mais de 4 mil nomenclaturas diferentes para as operações bancárias. A mudança visa tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de um banco.

“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Exemplos de mudanças

O depósito de dinheiro em um caixa eletrônico, por exemplo, que antes poderia ter nomes como “DEPOSITO EM DINHEIRO NO ATM”, passa a ter o nome “DEP DINHEIRO ATM”, ou a abreviação “DEP DIN ATM”.

Já um saque realizado dentro da agência, em caixa convencional, com uso do cartão da conta, será identificado como “SAQUE DIN CARTAO AG”. Anteriormente, uma operação como esta podia receber múltiplos nomes como “SAQUE NO CAIXA EM SUA AGENCIA”, “SAQUE NO CAIXA EM SUA AGENCIA-AD” e “SAQUE CARTAO CX PROPRIA AGENCIA”.

Ao todo, foram padronizadas 44 operações: 30 de depósitos e 14 de saques. A lista completa aparece em uma planilha no site da Febraban, disponível para download neste link.