Uma pintura de mestre holandes de 400 anos que os especialistas acreditam que pode valer milhões de dólares foi descoberta em um depósito na Austrália. A obra de arte chamada “Still Life” foi mantida por muitos anos no que hoje é um museu conhecido como Woodford Academy nas Montanhas Azuis, em Nova Gales do Sul, na Austrália.
A valiosa pintura do século XVII da Idade de Ouro holandesa foi descoberta em uma coleção de 60.000 peças doadas ao National Trust of Australia.
“É um momento raro e extremamente emocionante”, disse Julian Bickersteth, coordenador do projeto e CEO da International Conservation Services, a empresa que está realizando o trabalho de restauração, em um comunicado à imprensa no domingo.
A pintura apresenta uma mesa posta de toalha de mesa branca com comida consistindo de uma torta de carne moída, nozes e um pãozinho, e uma taça de prata e copos.
O trabalho está sendo atribuído a Gerrit Willemsz Heda, filho do famoso pintor holandês do século XVII Willem Claesz. Heda, que é reconhecido como um dos grandes mestres da Idade de Ouro holandesa. Mas os especialistas ainda estão investigando as origens de “Still Life”, de acordo com o comunicado de imprensa. 
A assinatura de Heda é muito parecida com a de seu pai e suas pinturas foram atribuídas a seu pai até 1945. Sugestões de que pode ser uma peça colaborativa entre pai e filho estão sendo investigadas.
Uma porta-voz do fundo disse que o valor da obra de arte ainda está sendo avaliado, mas especialistas acreditam que pode valer milhões de dólares. As obras de Heda são normalmente avaliadas em cerca de US$ 2,9 a US$ 3,7 milhões, acrescentou a porta-voz.
“Encontrar uma pintura autêntica do século 17 em meu depósito no National Trust foi além de emocionante – me deixou sem fôlego”, disse a gerente de coleções do National Trust, Rebecca Pinchin, no comunicado à imprensa.
“Encontrar a assinatura do artista parecia uma chance em um milhão. Esta é uma história notável de descoberta, que nos levou a uma jornada ao longo de vários anos, montando e validando o trabalho por meio de consultoria especializada e tecnologia. “
É possível que a obra de arte tenha sido apresentada à casa em Woodford por Alfred Fairfax, sobrinho de James Fairfax, fundador do Sydney Morning Herald, de acordo com o comunicado de imprensa.
Ele comprou o prédio em 1868 – uma época em que obras holandesas e leilões com “velhos mestres” eram particularmente populares, acrescentou o fundo. A pintura estará em exibição como parte do Australian Heritage Festival 2022 na Woodford Academy, Blue Mountains, em 14 de maio.