20/01/2017 - 19:43
A incorporadora e construtora Eztec lançou um empreendimento imobiliário no quarto trimestre, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 61 milhões, na zona sul de São Paulo (Up Home Vila Mascote). No terceiro trimestre de 2016 e no quarto trimestre de 2015, não houve lançamentos. A companhia terminou 2016 com três lançamentos, somando VGV de R$ 205 milhões.
No fim do ano, a empresa também fez a aquisição de 20% de participação nos projetos Royale Prestige, Tresor e Merit, além de 45% no projeto Brasiliano, alcançando a soma de 80% e 90% de participação nestes empreendimentos, respectivamente. Esta iniciativa somou R$ 26 milhões ao VGV de 2016, que totalizou R$ 231 milhões, alta de 18% em relação ao ano anterior.
Em relatório operacional divulgado nesta sexta-feira, 20, a Eztec explicou que a safra de lançamentos de 2016 foi especificamente direcionada para os segmentos de média-alta e alta renda, uma vez que eles mostram maior resiliência em um período em que a renda e o crédito imobiliário para o usuário final estiveram reduzidos. Além disso, a companhia distanciou-se do modelo de grandes projetos que predominou durante o seu boom de lançamentos, passando a optar por projetos menores voltados para a cidade de São Paulo.
Vendas
As vendas líquidas da Eztec no quarto trimestre chegaram a R$ 39 milhões, queda de 42% em relação a igual intervalo do ano anterior. No entanto, a companhia conseguiu reverter a situação negativa do terceiro trimestre, quando os distratos superaram as vendas. Desta forma, o quarto trimestre foi o melhor período de vendas no ano.
A velocidade de vendas líquida foi de 3,1% no quarto trimestre ante 5,3% nos mesmos meses do ano anterior.
Já na comparação de 2015 com 2016, as vendas líquidas despencaram 82%, para R$ 76 milhões. Em 2016, as vendas brutas foram de R$ 628 milhões, e os distratos de R$ 552 milhões. Apesar de muito alto, o montante de R$ 552 milhões de distratos no acumulado de 12 meses é o primeiro recuo após sete trimestres consecutivos de altas.
No relatório, a Eztec afirmou ainda que há um esforço permanente por parte da administração de reduzir a inadimplência da carteira de recebíveis, seja por meio de descontos, downgrades (mudança de cliente para imóvel menor, evitando inadimplência), ou adiantamento do distrato.