Diante da catástrofe no Rio Grande do Sul nos últimos dias, com a maior enchente da história do estado, o momento agora é de solidariedade e união. Toda ajuda é bem-vinda e bem recebida. E a exemplo do que ocorreu no auge da pandemia da Covid-19, o setor produtivo começa a se mobilizar para fazer grandes ações de impacto. A gigante Ambev decidiu paralisar a produção de cerveja em Viamão (RS) para envasar água potável e doar todo o material paras as pessoas atingidas pela tragédia. Serão produzidas cerca de 850 mil latas de água de 473ml por dia. Para viabilizar essa operação, a empresa precisou levar maquinários de São Paulo. “Como uma empresa brasileira, estamos e estaremos sempre ao lado dos brasileiros em todas as situações”, disse Jean Jereissati, presidente da Ambev. A ação ocorre em parceria com a Ball, líder global na produção de latas de alumínio, que disponibilizou as embalagens. Nos últimos dias, a companhia já doou mais de 560 mil litros de água para o estado na região Sul, sendo 185 mil litros para a população de 11 municípios afetados pelas fortes chuvas e 375 mil litros em caminhões-pipa para suprir a necessidade de água de hospitais da grande Porto Alegre. Uma ação importante nesse momento em que a população precisa de amparo e de assistência.

SOLIDARIEDADE
Rede de farmácias distribui kits de higiene e remédios

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Quinta maior rede de farmácias do Brasil, a gaúcha Panvel precisou transferir sua logística do centro de distribuição da cidade de Eldorado do Sul (RS), sede da empresa, já que o acesso ficou comprometido, para São José dos Pinhais (PR), que já abastece as lojas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Das cerca de 600 lojas da empresa no Brasil, 400 estão no Rio Grande do Sul. Pelo menos 18 foram afetadas diretamente por alagamentos, mas esse número ainda pode mudar, já que outros municípios têm sido afetados pelas chuvas. A rede farmacêutica está distribuindo lotes de medicamentos para leptospirose e kits de higiene às famílias prejudicadas. “Estamos estarrecidos com essa situação e totalmente mobilizados para facilitar o acesso da população a estes itens básicos nesse momento de calamidade. Nossa prioridade acima de tudo é cuidar das pessoas”, disse Julio Mottin Neto, CEO do grupo Panvel. Desde o início, a companhia tem concentrado esforços para auxiliar funcionários e familiares em suas primeiras necessidades, como deslocamento para hotéis da região. Também tem mantido contato com a Defesa Civil para a distribuição dos materiais.

USINAS FOTOVOLTÁICAS
Expansão da geração de energia solar no País

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A ForGreen, empresa dedicada à elaboração de projetos de energia renovável por meio da implementação de usinas fotovoltaicas próprias, pretende investir, até 2025, cerca de R$ 800 milhões na construção de novas plantas. O objetivo é expandir os negócios para o Centro-Oeste e Nordeste. Atualmente, a companhia possui 30 fazendas solares no Sudeste e Sul. Com isso, a ForGreen planeja aumentar seu potencial de geração de energia solar em mais de 30%, saltando dos atuais 60MW para aproximadamente 250MW. A empresa caminha para alcançar a marca de 15 usinas solares próprias. “Temos a meta de dobrar o número de clientes no varejo, atualmente em 1 mil, mas o objetivo principal é consolidar a atuação com os parceiros já firmados. Já temos quatro projetos de 25MW no interior de Minas Gerais em fase de estruturação de licenças e outorgas”, disse Antônio Terra, fundador da ForGreen.

RESGATE DA DIGNIDADE
Ação para acolher quem passa frio em São Paulo

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A SP Invisível, organização que busca devolver a dignidade a pessoas em situação de rua, lança no próximo dia 20 a campanha Inverno Invisível 2024, com enredo de histórias reais para conscientizar a população sobre a necessidade de ajudar quem mais precisa, principalmente na estação mais fria do ano. O objetivo da iniciativa é acolher 9 mil pessoas na cidade de São Paulo e evitar ocorrências de mortes em decorrência do frio. O apoio será feito a partir do fornecimento de alimentos, moletons e produtos de higiene para garantir um inverno um pouco mais igualitário. “Morrer de frio para as pessoas que não possuem um teto é uma realidade. Em 2022, pelo menos 16 pessoas morreram na capital paulista devido ao frio intenso. Em 2023, foram cinco”, afirmou André Soler, CEO da SP Invisível. “Neste ano, queremos ajudar a zerar esse número e colocar um fim nessa situação real em nossa sociedade. Também montaremos tendas para atendimentos médicos e psicológicos.”

OFICINAS GRATUITAS
Cidadania por meio da arte em escolas

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Série itinerante de arte-educação com oficinas gratuitas de grafite para alunos de 10 a 18 anos de escolas públicas brasileiras, o Projeto7o Arco-Íris abriu seu segundo ano de atividades na Escola Municipal Dr. Gladston Jafet, em Guarujá (SP), com a entrega de um painel realizado pelo grafiteiro Francisco Kleison e a participação efetiva de cerca de 80 estudantes da unidade de ensino. A iniciativa, lançada no ano passado, é da instituição Burburinho Cultural, fundada em 2012 com a missão de multiplicar as formas de participação na indústria cultural, com projetos, ideias e soluções culturais criativas. O patrocínio é da companhia de logística portuária e marítima Wilson Sons. “No ano passado, foram beneficiadas sete escolas. Nosso objetivo com o Arco-Íris é transformá-las visualmente, mas, principalmente, aproximar afetiva e criativamente o aluno do ambiente escolar, despertando o sentimento de pertencimento, a cidadania e a sensibilização por meio da arte”, disse Priscila Seixas, CEO e fundadora da instituição. “E, para ampliarmos nossa atuação, o apoio de empresas é fundamental”.