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Hidalgo, da casa de Criadores: “Também venderemos esculturas e quadros de jovens artistas”

Todos os anos, religiosamente dois meses antes do São Paulo Fashion Week, o maior acontecimento de moda nacional, os olhos da indústria fashion viram-se para uma outra passarela. Ela não tem o glamour do desfile criado pelo empresário Paulo Borges, mas tem sido crucial quando o assunto é novidade. Trata-se da Casa de Criadores, evento sazonal que acontece desde 1997 e que lançou alguns dos principais nomes da moda brasileira como Ronaldo Fraga, Lorenzo Merlino, Mário Queiroz e Jum Nakao, entre outros. “Os trabalhos apresentados na Casa dos Criadores costumam ser mais ousados”, diz Dora Costa, professora de moda e criação no Centro Universitário Belas Artes. Pois agora não será mais preciso esperar o evento para encontrar peças dos novos talentos. O empresário André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores, se uniu à grife Cavalera, uma das marcas que surgiram no seu espaço, para montar a Casa de Criadores loja Pop Up. Localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, ela abrirá espaço para que cerca de 20 estilistas vendam suas produções. “Queremos desmistificar a ideia de que novos talentos são tão conceituais que não possam vender”, conta Hidalgo.

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Ronaldo Fraga: ele foi um dos estilistas que surgiram na Casa de Criadores

O objetivo do empresário é transformar o ponto de venda em uma espécie de Colette, a famosa loja parisiense conhecida por lançar as principais tendências do mundo. Para isso, Hidalgo tem feito um trabalho de curadoria, analisando os pontos positivos e negativos de todos os estilistas que venderão no lugar. Na loja também haverá espaço para a venda de quadros e esculturas de jovens artistas e DJs se apresentarão no espaço a cada 15 dias. “Por mais experimental que uma criação possa parecer, o objetivo de qualquer estilista é vender. Ter uma loja com esse conceito é extremamente importante”, diz Lorenzo Merlino, estilista da grife que leva seu nome e que esteve na primeira edição da Casa de Criadores há mais de uma década. “No início, a Casa de Criadores deu maior visibilidade para o meu trabalho. Ela permite um grande alcance para marcas que estão começando.” Bota grande nisso! Hoje, ele vende suas peças nos Estados Unidos, Japão e Canadá.