Por Josh Horwitz

XANGAI (Reuters) – A fabricante chinesa de smartphones Oppo revelou nesta terça-feira um chip desenvolvido pela companhia e focado em aprimoramento de imagens para fotos e vídeos feitos por smartphones.

O chip, chamado MariSilicon X, é uma unidade de processamento neural (NPU) e será fabricado usando a tecnologia de processo de 6 nanômetros da TSMC . O produto será instalado na próxima série de smartphones Find X da empresa, prevista para chegar ao mercado no início de 2022.

A Oppo é uma das principais marcas de telefones celulares da China, ocupando 21% do mercado doméstico no terceiro trimestre, de acordo com a empresa de pesquisas Canalys. A empresa é controlada pela BBK Electronics, que também é dona da Vivo, outra importante marca chinesa de smartphones.

As duas empresas competem por clientes, mas têm uma cadeia de suprimentos sobreposta e estão investindo pesado no setor de chips. Além do MariSilicon X, a Oppo também desenvolveu um chip de gerenciamento de energia instalado em alguns de seus carregadores.

Em setembro, a Vivo anunciou que havia desenvolvido um chip processador de sinal de imagem (ISP) que vai utilizar em seus telefones.

As sanções dos Estados Unidos contra a chinesa Huawei, impediram a empresa de terceirizar os principais componentes de seus produtos. As medidas paralisaram a divisão de smartphones da empresa, bem como a unidade interna de chips HiSilicon, que já foi a única fabricante chinesa a desenvolver processadores para smartphones que poderiam rivalizar com os da Qualcomm.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBD0O0-BASEIMAGE