Uma faca cirúrgica revolucionária que “cheira tumores” pode diagnosticar o câncer de útero em segundos, descobriram os pesquisadores em um avanço que pode permitir que milhares de mulheres saudáveis ​​​​se recuperem mais rapidamente.

A doença é o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres e afeta cerca de 17 mil novos casos por ano no Brasil, mas apenas cerca de 10% das pessoas com sintomas suspeitos que se submetem a uma biópsia são diagnosticadas com a doença.

+ Estudo descobre nova proteína responsável por espalhar câncer de pele

Agora, especialistas do Imperial College London descobriram que o iKnife, um dispositivo que já é usado para tratar câncer de mama e cérebro, pode detectar com precisão a presença de câncer de endométrio.

“O iKnife diagnosticou de forma confiável o câncer de endométrio em segundos, com uma precisão diagnóstica de 89%, minimizando os atrasos atuais para as mulheres enquanto aguardam um diagnóstico histopatológico”, escreveu a equipe de pesquisadores na revista Cancers . “As descobertas apresentadas neste estudo podem abrir caminho para novos caminhos diagnósticos.”

O iKnife usa correntes elétricas para diferenciar entre tecido canceroso e saudável, analisando a fumaça que é emitida quando o tecido da biópsia é vaporizado, depois de ter sido removido do útero.

Os pesquisadores disseram que sua eficácia foi comprovada usando amostras de tecido de biópsia de 150 mulheres com suspeita de câncer de útero, e os resultados comparados com os métodos de diagnóstico atuais. A equipe planeja lançar um grande ensaio clínico, o que pode levar à disseminação de seu uso.

Athena Lamnisos, diretora-executiva da instituição de caridade Eve Appeal, que financiou a pesquisa, disse: “Esperar pelos resultados do teste é estressante – especialmente se o teste for para descobrir se você tem câncer ou não. Quando você ouve que a palavra ‘c’ é mesmo uma possibilidade, os dias não podem passar rápido o suficiente até que um médico lhe dê tudo certo.

“O câncer de útero tem um sintoma de ‘bandeira vermelha’ de sangramento pós-menopausa que sempre deve ser verificado em um encaminhamento de duas semanas do seu médico de família. Esperar mais duas semanas pelos resultados pode ser muito difícil para os pacientes.

“Existem muitas razões para o sangramento vaginal anormal após a menopausa – o câncer de útero é apenas uma delas – a capacidade de fornecer um teste de diagnóstico que indique ou exclua o câncer imediatamente e com precisão pode fazer uma diferença tão positiva.

“Essa pesquisa apoiada pela Eve tem o potencial de criar uma mudança radical no diagnóstico mais rápido e, para 90% das mulheres com sangramento pós-menopausa que não é câncer, uma maneira realmente eficaz de tranqüilizá-las. Sabemos o quanto isso é importante para os pacientes.”

Alison, uma mulher de 57 anos do oeste de Londres que teve sintomas de câncer no útero no início deste ano, mas acabou ficando livre, disse que o iKnife teria feito uma enorme diferença em sua experiência.

“Felizmente, fui uma das pessoas com sangramento pós-menopausa sortudo o suficiente para descobrir que não era causado por câncer. Foi muito frustrante esperar pelos resultados, que foram quase três semanas para mim.

“Me pediram para ir pessoalmente para receber os resultados também, o que para mim foi uma indicação clara de que eram más notícias e que eu tinha câncer de útero. Foi assustador.

“Faria muita diferença saber imediatamente que eu não tinha câncer e não teria que esperar três semanas.”

O professor Sadaf Ghaem-Maghami, que liderou a pesquisa no Imperial College London, disse que obter um diagnóstico em segundos pode permitir que as mulheres confirmadas com câncer iniciem o tratamento mais cedo, enquanto aquelas consideradas saudáveis ​​evitariam semanas de ansiedade.

“O iKnife tem o potencial de revolucionar completamente a forma como tratamos as pessoas atendidas nas clínicas de acesso rápido com sangramento vaginal anormal significativo que foram encaminhadas para diagnóstico potencial de câncer de endométrio.

“Com sua alta precisão diagnóstica de 89% e valor preditivo positivo de 94%, pode-se imediatamente tranquilizar a pessoa sobre a probabilidade muito baixa de ter câncer se o resultado do iKnife for negativo e agilizar mais testes, exames e tratamento para pessoas cujas biópsias indicam presença de câncer. Isso pode acontecer enquanto se aguarda a confirmação da patologia padrão, o que pode levar até duas semanas.”