O The Clear History Tool foi uma ferramenta anunciada pelo Facebook em maio de 2018 que prometia a usuários apagar informações angariadas pela rede social em sites ou aplicativos de terceiros. Na época, o lançamento foi considerado apenas uma medida da empresa de Mark Zuckerberg de tentar reconquistar a confiança dos usuários após os diversos casos de violação de privacidade.

Pouco menos de um mês depois, o Clear History Tool foi anunciado pelo chief financial officer (CFO) do Facebook, David Wehner durante conferência. Segundo o executivo, a ferramenta será lançada no final deste ano e funcionará como um limpador de histórico, presente em todos os navegadores atuais. “Será uma maneira simples de limpar seu histórico no Facebook – no que você clicou, quais sites visitou e todo o resto”, explicou Zuckerberg em seu Facebook pessoal. “A ferramenta começará funcionando limpando informações obtidas em sites e apps que usam as ferramentas de propaganda e Analytics do Facebook”.

Ao limpar informações de outros sites, a ferramenta pode significar uma grande perda na capacidade do Facebook de personalizar suas propagandas para determinados usuários e gerar receitas em cima disso. “Em geral, o Clear History Tool trará dificuldade em direcionar as publicidades tão efetivamente quanto antes”, explicou Wehner.

Apesar disto, o CEO da empresa enxerga como uma mudança necessária para ganhar de volta a confiança dos usuários. “Esse é o exemplo do tipo de controle que achamos que devemos oferecer. É algo que os defensores da privacidades pediam, e que vamos trabalhar para acertar”.