Quanto vale o acesso ao Facebook? Segundo alguns americanos US$ 299.

Uma reportagem publicada pelo site NPR conta que diversos clientes da rede social tiveram suas contas hackeadas e perderam suas senhas. No entanto, a empresa de Mark Zuckeberg não consegue oferecer suporte a seus clientes.

“O Facebook não tinha um número para ligar nem qualquer e-mail para enviar um e-mail”, reclama Jessie Marsala, moradora de Chicago, que chegou a ligar até na sede do Facebook, no Vale do Silício.

+ Iniciativa do Facebook para cortar acesso de pesquisadores é “preocupante”, diz senador

+ Facebook diz que bloqueou por engano velocista campeã Thompson-Herah do Instagram

A rede social informa os usuários sobre os procedimentos a serem adotados em caso de terem a conta hackeada (sequestrada por algum invasor cibernético), mas quem recorreu ao serviço automatizado afirma que o passo a passo não soluciona os problemas. Segundo Marsala, nem enviando formulários com cópia de sua identidade foi possível reaver a conta roubada no Facebook.

De acordo com a empresa, há menos funcionários disponíveis para revisar identidades devido à pandemia do coronavírus. Mesmo com o auxílio de Inteligência Artificial, o serviço requer mão de obra humana.

“Sabemos que precisamos melhorar na área de atendimento aos clientes e precisamos investir mais nisso no futuro”, admite Gabby Curtis, representante do Facebook, em entrevista à NPR.

A solução de US$ 299

Enfrentando os mesmos problemas, Brandon Sherman encontrou uma dica no site Reddit. Outros internautas com contas hackeadas pelo Facebook contaram que conseguiram atendimento da empresa após comprarem um fone de ouvido Oculus, empresa de produtos de realidade virtual que também pertence a Zuckeberg.

Com o comprovante da compra, Sherman conseguiu ser atendido para reaver seu login no Facebook.

“A única maneira de conseguir um serviço de atendimento ao consumidor é provando que você realmente comprou algo deles”, disse Sherman.

Entretanto, mais um problema aos usuários que perderam acesso a suas contas de Facebook nos Estados Unidos: o fone de ouvido foi temporariamente removido das vendas devido a uma costura que causa irritação na pele.

Há algumas razões para pagar uma quantia alta para retomar o contrle de suas redes sociais: memórias pessoais e fotos que muitas vezes podem existir apenas em registros; perigo de a invasão no Facebook servir de entrada a uma conta bancária, por exemplo.