14/12/2020 - 15:13
Uma interrupção em massa afetou nesta segunda-feira (14), por pouco menos de uma hora, os serviços da Google como o Gmail e o YouTube em todo o mundo.
“Às 03:47 na costa oeste dos Estados Unidos (08h47 em Brasília), a Google enfrentou uma falha em seu sistema de identificação e autentificação por aproximadamente 45 minutos devido a um problema de cota no armazenamento interno”, disse um porta-voz do grupo em uma mensagem transmitida à AFP.
“Os serviços que exigem identificação aos usuários para se conectar apresentaram altos índices de erro durante esse período”, acrescentou.
O problema com o sistema de autentificação foi resolvido às 04:32 (09h32 em Brasília) e todos os serviços voltaram à normalidade.
“Pedimos desculpas a todos os que foram afetados e realizaremos um monitoramento exaustivo para garantir que este problema não se repita no futuro”, disse o porta-voz.
A falha técnica começou a ser apontada por usuários de várias grandes regiões por volta das 08h50 (Brasília), segundo o site especializado Downdetector, enquanto as mensagens com a hashtag #GoogleDown (#GoogleCaiu) se multiplicavam nas redes sociais, principalmente no Twitter.
– Dependência dos serviços online –
Essa queda, entretanto, não pareceu total, já que algumas pessoas conseguiam acessar certos serviços da Google, inclusive no momento mais crítico da falha.
Além de seu conhecido motor de buscas, a Google oferece uma variedade de funções, que vão desde a troca de mensagens até a troca de vídeos, passando por mapas, armazenamento de fotos ou documentos e até mesmo jogos.
Já onipresentes, essas ferramentas ganharam um peso maior na vida das pessoas desde o início da pandemia de coronavírus.
Muitos trabalhadores de todo o mundo passaram à modalidade do teletrabalho para evitar a propagação da covid-19, assim como boa parte dos estudantes passaram a ter aulas online.
Todos tornaram-se particularmente dependentes do bom desempenho dos serviços online e qualquer interrupção pode afetar o trabalho, impedir reuniões, atrasar as tarefas em desenvolvimento.
Essas falhas e interrupções dos serviços online, no entanto, não são incomuns.
A Amazon Web Services (AWS), filial da Amazon especializada na nuvem para empresas e particulares, teve uma falha técnica significativa em novembro.
Apesar de ter durado somente uma hora, a imprensa americana disse que afetou o metrô de Nova York, o serviço de transmissão de televisão Roku e os jornais The Wall Street Journal e The Washington Post.