Tradicionalmente, a Samsung revela os novos celulares da família Galaxy S no começo do ano. A expectativa é de que três smartphones com câmeras de até 200 megapixels sejam apresentados em um evento já no começo de fevereiro.

Tudo começou no Twitter. Na semana passada, Ice Universe tweetou: “1º de fevereiro”. Logo em seguida, ele explicou o que estava marcado para a data: Galaxy Unpacked, o evento de lançamento de produtos da linha Galaxy S.

+ Galaxy S23 da Samsung pode chegar com suporte a comunicações por satélite

A publicação atraiu outros leakers conhecidos. Em resposta, Steve Hemmerstoffer, também conhecido como OnLeaks, publicou um GIF com a legenda “é verdade”. Depois, Max Jambor afirmou: “2 de fevereiro para boa parte do mundo”.

A data ainda precisa ser confirmada. Todavia, a informação bate com os últimos eventos de lançamento da Samsung, que quase sempre destinou fevereiro para a estreia dos seus modelos premium.  Por outro lado, isto não significa que os telefones chegarão ao Brasil na mesma semana. Mas isto não é problema, pois a Samsung não demora muito para apresentá-los ao público brasileiro.

Algumas tradições não mudam na Samsung, além do lançamento da linha Galaxy S no início do ano, também é comum os vazamentos antes da hora. Dessa vez, as imagens promocionais dos smartphones Galaxy S23 Ultra e S23 Plus foram divulgadas pelo site 91 Mobiles. A imagem não entrega mudanças de design, mas mostra as cores promocionais dos próximos celulares da Samsung.

Essas cores promocionais são usadas pela marca nas principais campanhas do smartphone. No ano passado, o S22 Ultra na cor vinho era a estrela das imagens promocionais. Já o modelo S22 Plus era apresentado, na maior parte, com a cor branca. Para 2023, o S23 Ultra usará verde, enquanto o S22 Plus será rosa.

O que esperar do Galaxy S23?

As três variantes da família Galaxy S23 tendem a trazer o que há de mais poderoso no mercado. Os rumores indicavam que o Samsung Galaxy S23 Ultra teria uma moldura levemente maior. Porém, das duas imagens vazadas, a que mostra a parte frontal do modelo está em uma baixa qualidade. Desse modo, não é possível saber se houve essa alteração no design.

Na imagem promocional do Galaxy S23 Plus, não há mudanças perceptíveis de design. O tom de rosa usado parece ser uma versão mais clara do roxo bora , cor lançada para o Galaxy S22 em agosto, cinco meses depois do lançamento.

Voltando para o S23 Ultra, o próximo smartphone premium da Samsung usa um verde mais claro que o tom lançado na linha S22. Esse tom de verde também se diferencia do verde alpino lançado pela Apple, no início do ano, para o iPhone 13. Na época, a Samsung provocou a rival, acusando a empresa americana de copiar a sua cor.

As três versões da linha Galaxy S23 já foram homologadas no Brasil. Todas elas serão vendidas com carregador na caixa. Uma informação ventilada há um bom tempo afirma que o Galaxy S23 Ultra estreará um sensor de 200 MP na sua câmera principal. Esse hardware seria apresentado com o smartphone. A Samsung já lançou dois sensores de 200 MP, o Isocell HP1 e o Isocell HP3, que serão vendidos para outras fabricantes.

Ainda nas câmeras, a Samsung não atualizará a lente teleobjetiva, mantendo a configuração de 10 MP com zoom óptico de 10x. E claro, a empresa deve apresentar alguma novidade do Nightography, tecnologia usada na captura de imagens noturnas.

Faltando dois meses para o lançamento da série Galaxy S23, muitas especificações já foram reveladas e especuladas. De concreto, sabemos que toda os modelos serão equipados com o chip Snapdragon 8 Gen 2 — nada de Exynos para alguns mercados. A informação foi confirmada “sem querer” por um executivo da Qualcomm.

Seguindo os passos do iPhone, a Samsung também pensa em trabalhar com uma conexão via satélite.