(Reuters) – A montadora de carros elétricos Faraday Future anunciou na quarta-feira o início de produção de seu primeiro carro, o FF 91 Futurist, em fábrica na Califórnia, impulsionando uma alta das ações da companhia de 24% nesta quinta-feira.

Em novembro passado, a Faraday criou dúvidas sobre a continuidade de sua operação, ameaçando o cronograma de entrega de seu primeiro carro elétrico, em maio a uma reestruturação da empresa após uma disputa com seu maior acionista.

A entrega do veículo utilitário esportivo estava originalmente prevista para começar no final de 2022.

+ Faraday Future obtém garantia de financiamento para produção de veículos

“O anúncio mostra que a FF entrou em uma nova fase sob a governança e operação do novo conselho e administração”, disse o fundador da companhia, YT Jia, em comunicado.

O FF 91 Futurist será oferecido nos mercados dos Estados Unidos e da China, com vendas iniciais começando em Los Angeles, São Francisco, Nova York, Xangai e Pequim, disse a empresa.

As entregas nos Estados Unidos começarão no final de abril de 2023, disse um porta-voz da Faraday Future à Reuters.

A empresa disse que a última geração de seu carro tem maior autonomia e melhor aceleração do que rivais como o Model X, da Tesla; Maybach S, da Mercedes Benz, e Cullinan, da Rolls Royce.

“O anúncio mostra que a FF entrou em uma nova fase sob a governança e operação do novo conselho e administração”, disse o fundador da companhia, YT Jia

Alívio a investidores

O início da produção do FF 91 aliviou os investidores, já que os atrasos e a necessidade de mais fundos estavam começando a criar dúvidas no mercado sobre a capacidade da montadora de produzir veículos elétricos de ponta, o que levou as ações da Faraday Future a despencarem no final de 2022.

(Por Yana Gaur e Jyoti Narayan)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2T0YJ-BASEIMAGE