Conhecido como “Faraó dos Bitcoins” por comandar mega esquema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas, Glaidson Acácio dos Santos agora é nome de uma criptomoeda própria. A moeda foi batizada de GASBitcoin, em referência ao nome da empresa GAS Consultoria, fundada pelo empresário.

No site da moeda digital, o projeto é apresentado como uma homenagem ao “rei do bitcoin brasileiro”.

+ Rafael Portugal sobre golpe do faraó do Bitcoin: ‘não perdi nada’

Segundo o jornal O Globo, o token é baseado na rede Binance Smart Chain e está em pré-venda, com lançamento programado para o mês que vem. O documento com o projeto detalhado (white paper) e a descrição das fases do projeto (roadmap) ainda estão em fase de conclusão.

Em agosto, a Polícia Federal descobriu que o Faraó dos Bitcoins movimentou cerca de R$ 2 bilhões em 6 anos, usando empresas controladas pela GAS. De acordo com a Operação Kryptus, Glaidson é dono de empresas que valem R$ 136 milhões e montou um esquema de pirâmide que enganou diversas pessoas, incluindo artistas como o humorista Diogo Portugal.

“Essa empresa mudou a vida de milhares de brasileiros enquanto pagava 10% mensais aos seus investidores, encerrando suas atividades após ser alvo de uma operação policial, mesmo sem nunca ter lesado nenhum de seus investidores. Naquela operação, foram bloqueados 38 bilhões das contas da empresa e 591 bitcoins. Por esse motivo, nosso token surge como alternativa aos seus ex-investidores e uma homenagem ao ‘Rei do Bitcoin brasileiro’”, diz a página da GASBitcoin.