22/09/2010 - 21:00
Ninguém menos que Gregory Ryan, o homem que implantou o McDonald´s no Brasil e foi o grande responsável pelo sucesso da empresa americana. Depois de vender sua participação na rede em 1996, o Mr. Big Mac (como ele era chamado) trouxe para o Brasil a Atlantica Hotels. Agora, Ryan será o principal responsável pela estratégia global do Burger King.
Futebol
Procura-se parceiro
Duas semanas depois de assumir o compromisso de construir o estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, a Odebrecht passou a sondar eventuais interessados em participar da obra. A ideia é dividir o risco do empreendimento, cujo retorno virá da venda do direito de uso de marcas no estádio.
Telefonia
Um novo estilo na Claro
O mexicano Carlos Zenteno, 38 anos, que acaba de assumir o comando da Claro no Brasil, pode mudar o estilo de gestão na operadora – a segunda maior no mercado de celulares. Com fama de cortador de custos, ele se deslocava de ônibus, nos anos em que comandou as subsidiárias na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Queria dar exemplo aos subordinados. Não se sabe se fará o mesmo em São Paulo.
Erenice vai à guerra
Bancos
O alvo do BVA
O BVA, comandado pelo executivo Ivo Lodo (ex-Safra), negocia a compra de um banco de investimentos. Com a aquisição, Lodo quer atuar na preparação de empresas de médio porte para o mercado de capitais. No ano passado, o lucro do BVA cresceu 612% e chegou a R$ 48 milhões.
Bancos II
O novo Azteca
Discretamente, veio ao Brasil na semana passada o bilionário mexicano Ricardo Salinas. Dono do banco Azteca e da rede varejista de eletrodomésticos Elektra, ele decidiu mudar o foco da instituição financeira. Em vez de financiar apenas as operações de crédito voltadas ao varejo, ele apostará também em outras modalidades de crédito, especialmente o consignado.
Caminhões
Os chineses vêm aí
Mais uma montadora chinesa poderá desembarcar no Brasil. Desta vez, seria a Beiqi Foton Motor. A empresa, que emprega 28 mil funcionários, produz caminhões e tem, inclusive, uma parceria com a alemã Daimler-Benz. Falta apenas encontrar o parceiro brasileiro.
Curtas
O escritório Ulhôa Canto, que atua na área societária, foi indicado para o prêmio Excelência 2010 Chambers Latin America, da publicação inglesa Chambers & Partners. É uma espécie de Oscar no meio jurídico.
A Anbima, fruto da fusão entre Andima e Anbid, quer reposicionar sua imagem. A entidade, que reúne os bancos de investimentos e as gestoras independentes de recursos, avalia que a fusão só destacou os aspectos negativos, como as inevitáveis demissões.