Um levantamento recente feito pela Worldpanel mostra que o setor de fast food no país está crescendo, com marcas concorrentes ganhando terreno e mudanças nos comportamentos de consumo. Ainda assim, gigantes amplamente conhecidas seguem no topo do ranking.

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Atualmente o McDonald’s figura como a marca de fast food mais presente no cotidiano dos brasileiros, somando 76,4 milhões de pontos de contato, segundo a métrica CRP, que leva em conta quantas casas consomem uma marca e com que frequência.

Logo atrás vêm Burger King (68,5 milhões), Pizza Hut (26,3 milhões), Habib’s (19,8 milhões) e Giraffas (16,5 milhões).

Crédito: Brand Footprint 2025/Kantar

O McDonald’s mantém presença forte não só nas lojas físicas, mas também nas vendas online e no drive-thru, com crescimento em todas essas frentes. Isso é resultado de uma estratégia para ampliar as formas de interação e compra, respondendo as mudanças no mercado, já que os consumidores estão tendo vários caminhos para comprar os mesmos produtos.

Embora o McDonald’s lidere, outras redes estão conquistando mais clientes. O Burger King, por exemplo, foi a que mais aumentou sua base entre 2023 e 2024, somando mais de 5 milhões de novos consumidores.

“Esse avanço se deve, principalmente, ao aumento da presença de jovens de 11 a 29 anos nas lojas físicas e ao crescimento entre o público acima de 50 anos no ambiente digital”, explica David Fiss, Diretor de Novos Negócios da Worldpanel.

No mesmo período, a Cabana Burger teve a maior alta em penetração, crescendo 87,5%, com destaque para consumidores das classes A e B e pessoas entre 40 e 49 anos. Outras redes que ampliaram seus clientes foram China in Box, com 1,2 milhão de novos consumidores, e Pizza Hut, com quase 900 mil.

No segmento premium, o Madero registrou aumento de 14,3% na penetração. A rede se diferencia pelo valor médio gasto por cliente, que é quase o dobro do McDonald’s.

Subway, Ragazzo, Jeronimo e KFC apresentaram perda de penetração e frequência.

Fast food teve leve crescimento na base de clientes

De modo geral, o mercado de fast food apresentou resultados positivos em 2024, segundo o estudo Brand Footprint Brasil Out of Home QSR 2025, que mapeia as marcas preferidas dos brasileiros fora de casa.

Houve aumento de 16% no número de ocasiões de consumo e um leve crescimento na base de novos clientes, de 0,3 ponto percentual.

Cerca de 62% dos brasileiros consumiram fast food pelo menos uma vez ao longo do ano, gastando em média R$ 263 por ano, com uma frequência média de cinco visitas por pessoa. A amostra da Worldpanel para essa edição cresceu 75%, passando a incluir o comportamento de compra e consumo de 147,6 milhões de pessoas no país — antes, o levantamento abrangia apenas as maiores cidades, totalizando 47,4 milhões.