30/05/2012 - 21:00
Automotivo
A fabricante de autopeças francesa Faurecia, comandada globalmente pelo CEO Yann Delabrière, vai investir R$ 360 milhões no Brasil, nos próximos quatro anos. Em 2012, está prevista a abertura de quatro novas fábricas no País. Atualmente, a Faurecia conta com 13 unidades, localiza das nos polos automobilísticos de São Paulo, do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e da Bahia. Nome pouco conhecido dos brasileiros, a Faurecia é a sexta maior fornecedora mundial de autopeças, com receita de € 16,2 bilhões no ano passado, geradas por operações em 33 países. Controlada pela Peugeot/Citroën, que detém 57,4% de seu capital, a empresa faturou € 117 milhões no primeiro trimestre deste ano com sua operação local, que fornece itens como assentos automotivos, escapamentos, para-choques e painéis de instrumentos para clientes do porte de Volkswagen, Fiat, GM e Toyota.
Curtas
A construtora carioca Calper quer ver o que os Emirados Árabes têm a ensinar aos brasileiros. A ideia é levar, a cada três meses, um grupo de 30 profissionais, próprios e de parceiros, a Dubai e Abu Dhabi, para conhecer a arquitetura futurista da região, bem como novas tecnologias e equipamentos de construção.
A LS9, empresa americana de biotecnologia, deverá engrossar o Centro Tecnológico em fase de implantação em Piracicaba (SP). Na semana passada, a LS9 recebeu um aporte de US$ 4,5 milhões de um fundo de fomento do governo da Flórida.
Gado Simental
Zurita cancela leilão
Quem estava a fim de participar de um dos animados leilões promovidos por Ivan Zurita pode tirar o bezerro da chuva. O dono da AgroZurita, decidiu cancelar o Leilão Premium Simental, que ocorreria na Feicorte de 11 a 15 de junho, na capital paulista. A decisão se deve ao recolhimento vivido por Zurita a partir do anúncio de sua saída da presidência da Nestlé, para se dedicar ao agronegócio. Está prevista a abertura de um escritório da AgroZurita, no bairro do Itaim Bibi.
Concorrência
Nos trilhos latinos
A Alstom do Brasil, que já participa ativamente de licitações em projetos de mobilidade de várias cidades brasileiras, está de olho no mercado latino-americano. A empresa participa, neste ano, de concorrências para metrôs e veículos leves sobre trilhos (VLT) na Colômbia, Equador, Venezuela, Chile e Argentina.
Contagem regressiva no Pão de Açúcar
Patrocínio
Cielo superstar
Os patrocinadores do campeão olímpico de natação Cesar Cielo não têm do que reclamar. Neste ano, Cielo foi personagem da revista Sports Illustrated, da NBC, principal rede de tevê americana, e da tevê estatal chinesa – ele deverá aparecer, ainda, no Asahi Shimbum, o segundo jornal do Japão. Atualmente, o medalha de ouro de Pequim é patrocinado por Correios, Avanço, Embratel, Audi e Gatorade, entre outros.
Carro elétrico
Choque de realidade
Com o lançamento do elétrico i-MiEV, em janeiro deste ano, a Mitsubishi desponta como a primeira grande montadora a vender um veículo totalmente movido à eletricidade no País. A montadora japonesa, no entanto, reclama da falta de incentivos do governo. “Só de IPI, o carro paga 55%”, diz Robert Rittscher, presidente da operação brasileira. Com isso, o valor do carro ainda é proibitivo e gira em torno de R$ 250 mil.
Colaboraram: Carla Jimenez, Carlos Eduardo Valim, Marcelo Cabral e Rosenildo Gomes Ferreira