O Ministério da Fazenda publicou um post no X usando os personagens do filme Divertida Mente 2 para abordar a reforma tributária.

+ Carreta Furacão terá que pagar R$ 70 mil por usar personagem ‘Fofão’ sem autorização

Na postagem, com o título de “Emoções com a Reforma Tributária”, um link direciona para uma página do governo sobre a regulamentação da reforma tributária.

Na sequência, uma série de outros posts – conhecida como fio – cada personagem do filme, que representa um sentimento na história, é relacionando com um tema da reforma.

Ao falar sobre o sentimento ‘nojinho’, a postagem descreve: “Nojinho: De ler fake news sobre a reforma tributária, quando ela é o mais importante avanço para o país desde o Plano Real”.

Já o sentimento ansiedade, é acompanhado do texto: “Ansiedade: Para ver a reforma tributária implementada, com a população pagamento menos impostos e tendo mais dinheiro no bolso.” E assim segue uma sequência de posts.

O site IstoÉ Dinheiro procurou o ministério para saber se a postagem é uma resposta aos recentes ataques que o ministro Fernando Haddad tem sido alvo nas redes sociais e aguarda um retorno. O texto será atualizado quando houver resposta.

Memes

Uma série de memes relacionam o ministro ao aumento de impostos. Os memes viralizaram principalmente após a aprovação da “taxa das blusinhas”, e acabaram popularizando um apelido: “Taxadd”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin chegou a sair em defesa do ministro sobre os memes. Ele fez questão de esclarecer os números e defender as decisões tomadas pelo governo

“Se pegarmos a carga tributária de 2022 para 2023, ela não aumentou, pode até dar uma conferida, acho até que caiu”, disse. Segundo Alckmin, a carga tributária bruta foi de 32,44% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, ante 33,07% em 2022. “Ela não só não aumentou como caiu”, pontuou. Na avaliação de Alckmin, a reforma tributária simplifica impostos, desonera exportação e investimento. Segundo ele, não há aumento de impostos na reforma, mas uma simplificação.