07/02/2017 - 14:04
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou nesta terça-feira que a instituição ainda precisa trabalhar para atingir sua meta de inflação, o que justifica o seu voto por manter os juros estáveis na reunião da semana passada.
“Ainda estamos um pouco aquém de nossa meta da inflação, e podemos não ter atingido o pleno emprego”, afirmou o dirigente em um comunicado publicado no site da instituição.
Kashkari afirmou também que uma política monetária acomodatícia ainda é apropriada para atingir as metas do Fed, de 2% de inflação e pleno emprego.
O dirigente também notou que o dólar mais forte deve continuar a limitar a inflação. “De forma geral, o ambiente global não parece mandar um forte sinal por uma mudança nas taxas de juros norte-americanas”, disse.
Outro fator de incerteza são os programas fiscais prometidos pelo novo governo. Apesar de acreditar que eles são positivos para o crescimento, Kashkari afirma que ainda existe muita pouca informação sobre a magnitude desses estímulos. (Marcelo Osakabe)