O Federal Reserve (Fed) provavelmente realizará cortes de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros em cada uma de suas próximas três reuniões, apostaram os investidores nesta sexta-feira, 24, depois que um relatório do governo dos EUA mostrou que a inflação ao consumidor subiu um pouco menos do que o esperado no mês passado.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 3,% nos 12 meses até setembro, informou o Departamento do Trabalho, um pouco acima do aumento de 2,9% em agosto, mas abaixo dos 3,1% esperados por economistas consultados pela Reuters.

+ CPI dos EUA sobe 0,3% em setembro ante agosto e taxa anual avança 3%

Isso pode dar até mesmo aos membros mais agressivos do banco central o conforto de que continuar a reduzir os juros, para dar suporte ao mercado de trabalho, não vai reacender a inflação, disseram analistas.

“Por mais estranho que pareça, o Fed ficará feliz com a inflação em torno de 3% pelos próximos meses”, disse Olu Sonola, chefe de pesquisa econômica dos EUA da Fitch Ratings.

Os contratos futuros refletem uma certeza de quase 100% de que o Fed reduzirá sua taxa de juros para a faixa de 3,75% a 4,00% na reunião da próxima semana. Além disso, há uma chance de 95% de um novo corte em dezembro.

Após o CPI de setembro, os operadores estimaram ainda uma chance de cerca de 55% de outro corte de juros na reunião de janeiro do Fed, acima dos menos de 50% anteriores.