A empresa americana de remessa expressa FedEx anunciou nesta terça-feira que comprará a concorrente holandesa TNT Express por 4,4 bilhões de euros (US$ 4,8 bilhões), dois anos depois de uma tentativa frustrada de aquisição de outra gigante americana do setor, UPS.

As duas empresas chegaram a um acordo sob condições para uma oferta recomendada em dinheiro de 8 euros por ação ordinária da TNT Express, afirma um comunicado conjunto.

A operação avalia implicitamente o capital da TNT Express em 4,4 bilhões de euros.

O anúncio acontece dois anos depois da tentativa sem sucesso da UPS de adquirir o grupo holandês, que fracassou pela oposição das autoridades europeias de concorrência.

Os dois grupos destacam desta vez no comunicado um “alto nível de certeza” sobre o êxito da operação. Mas a FedEx não revela o alcance das medidas que seria obrigada a adotar para satisfazer os reguladores.

Esta possível fusão “nos permite ampliar rapidamente nossa carteira de soluções de transportes internacionais para tirar melhor partido da tendência do mercado, em particular o crescimento contínuo do comércio on-line”, afirmou o presidente da FedEx, Frederick W. Smith.

A TNT Express tem operações em mais de 200 países e conta com 65.000 funcionários.

A FedEx, fundada nos Estados Unidos em 1971, é uma das maiores empresas do mundo do setor de remessa expressa e tem mais de 300.000 funcionários em todo o mundo.

cjo/fp

FEDEX

TNT EXPRESS NV