17/06/2011 - 21:00
O motivo? Não há novos pedidos de aeronaves para entregar. Com isso, 90 dos 123 funcionários da empresa estão de licença remunerada. A hora mais movimentada nos galpões da companhia é a do almoço, quando os empregados aproveitam para jogar o jianzi (foto), espécie de peteca praticada com os pés.
Investigação
Banqueiro encrencado
Emilio Botín, um dos homens mais ricos da Espanha e presidente mundial do Santander, está sendo investigado pela Justiça de seu país. O empresário e 11 familiares (entre eles, cinco filhos ) aparecem numa lista de 659 contribuintes espanhóis que teriam ocultado mais de E 6 bilhões no HSBC da Suíça. Um porta-voz de Botín afirmou que “já foi feita a regularização voluntária e completa” junto ao fisco espanhol.
Pesquisa
Douce France
A notoriedade dos queijos, vinhos e perfumes franceses é indiscutível em todo o mundo. Mas e os carros, os sapatos e os serviços? Para saber como está a percepção das marcas sediadas na França entre os homens de negócios brasileiros, a Câmara de Comércio França-Brasil fez uma pesquisa com 500 executivos, entre gerentes, diretores, presidentes e empresários, que atuam no eixo Rio-São Paulo. Resultado: a Peugeot é a marca made in France mais admirada. Em contrapartida, 44% dos entrevistados não admiram nenhuma marca
do país do Asterix. Confira outras informações:
Investimentos
A publicidade ri por último
Enquanto a ONU faz previsão de crescimento médio de 3,3% do PIB mundial, em 2011, o mercado publicitário ri à toa. A previsão é crescer 3,9% em relação a 2010, com investimentos de cerca de US$ 500 bilhões, em todo o mundo, segundo o site americano de pesquisas eMarketer. Para a publicação, o grande destaque é a publicidade online, que deve ter aumento de 20%. No maior mercado mundial, o americano, os gastos atingiram US$ 32,5 bilhões só no primeiro quadrimestre do ano. Cerca de 4,4% a mais em relação ao mesmo período de 2010. A campeã de investimentos em pubicidade por lá é a Procter & Gamble, dona, entre outras, da marca de fraldas Pampers (foto), que desembolsou, de janeiro a abril, US$ 720 milhões.
Hotelaria
Pullman chega ao Brasil
A bandeira Pullman de hotéis, uma das mais luxuosas do grupo francês Accor, acaba de se instalar no Brasil. A primeira cidade a contar com uma unidade da rede é São Paulo. O Mercure próximo ao Parque do Ibirapuera recebeu uma maquiagem de R$ 20 milhões para transformar seus 350 quartos e dependências em um autêntico Pullman, cujas diárias começam em R$ 330. Entre os mimos oferecidos estão conexão wi-fi gratuita e lençóis da marca de luxo Trussardi. Até 2015, Belo Horizonte vai abrigar um hotel da rede.
Mercado consumidor
Bons partidos
O paraíso dos solteiros é aqui. Pelo menos o financeiro. O Brasil possui mais de 47 milhões de habitantes solteiros, na maioria entre 18 e 25 anos, que representam cerca de 36,6% da população. Em suas contas bancárias circulam cerca de R$ 418 bilhões por ano (volume total de renda entre 2010 e 2011), segundo estudo do instituto de pesquisa Data Popular. Quando esse grupo é estratificado em classes sociais, a emergente classe C domina, com cerca de R$ 194 bilhões acumulados de renda anual, ou 46,3% do total. Confira mais detalhes:
Automóveis
O míni da Citroën
No bilionário mercado das quatro rodas, os modelos compactos têm sido as grandes apostas das montadoras. Depois do Mini Cooper e do Audi A1, chegou a vez de o pequeno da Citroën rodar por aqui. O charmoso DS3, de cerca de quatro metros de comprimento e 1.250 kg, começa a ser vendido em 2012 no País, disse à DINHEIRO a diretora de marketing da montadora no Brasil, Nívea Regina Ferradosa. Além do tamanho, outro diferencial do simpático modelo é a versão bicolor. O DS3 deve custar entre R$ 70 mil e R$ 80 mil.
Estratégia
“É a criatividade que irá determinar o ciclo de vida de um produto”
Autor do livro O lado oculto das mudanças e sócio do Boston Consulting Group (BCG), o belga Luc de Brabandere apregoa que as empresas precisam encontrar o caminho da inovação, para garantir sua longevidade. Em passagem pelo Brasil, o economista, ex-presidente da Bolsa de Valores da Bélgica e consultor falou à DINHEIRO:
Qual é a importância da inovação para as empresas? Mesmo as fortemente consolidadas precisam se preocupar com isso?
As pessoas que aprendem a usar a criatividade mudam a forma de ver o mundo. Empresas são como pessoas e precisam acelerar o caminho da inovação. Já que o ciclo de vida dos produtos tende a ser cada vez mais rápido.
Qual é o setor que o sr. avalia como o menos inovador?
Os bancos tendem a ser menos inovadores, pois são muito regulados. Curiosamente, foi um produto inovador do sistema financeiro, os títulos subprime, que desencadeou a crise financeira. Mas as mudanças são necessárias. O Paypal, por exemplo, é um sistema de pagamento que não foi inventado por um banco, mas pela Amazon.
E qual é a empresa mais inovadora?
A Apple, sem dúvida. A empresa consegue se renovar constantemente e mudar o modelo de negócios no mundo. Antes dela, música e computadores viviam dois mundos diferentes e os tablets eram uma categoria inexistente. E, ainda por cima, não utiliza o trabalho
de consultores.
Números
US$ 157 bilhões é quanto atingiram as exportações chinesas em maio, um crescimento de 19,4% em relação ao mesmo mês de 2010
US$ 1,96 bilhão foi o valor do superávit da balança comercial brasileira nas duas primeiras semanas de junho. No acumulado do ano, o saldo está superavitário em US$ 10,5 bilhões, 58% a mais que no mesmo período de 2010
R$ 1 bilhão é quanto a indústria de festas infantis deve faturar em 2011, no País
R$ 12 milhões foi o investimento feito pela rede de churrascarias Fogo de Chão em sua primeira unidade no Rio de Janeiro
US$ 600 milhões é quanto a baiana Odebrecht fatura por ano em suas operações em Angola
R$ 3,5 bilhões foi por quanto o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, da Caixa Econômica Federal, arrematou todos os Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) da zona portuária do Rio de Janeiro
R$ 482 milhões foi quanto a Universal injetou na TV Record, em 2010, na compra de espaço na programação. A igreja foi responsável por 25% da receita da emissora.
Curtas
Pisando firme. A americana VF Corp, dona das marcas de roupas e acessórios The North Face e Kipling, entre outras, desembolsou US$ 2 bilhões para comprar a Timberland, de calçados e vestuário.
De olho no emprego. O presidente Barack Obama anunciou, em sua visita à Carolina do Norte, na segunda-feira 13, um novo plano que irá treinar dez mil novos engenheiros americanos e pretende criar 114 mil postos de trabalho no Estado.
A Volvo do Brasil anunciou que a partir de 2012 passará a produzir ônibus híbridos, movidos a eletricidade e a diesel, em sua unidade de Curitiba. A montadora sueca irá investir na operação, que vai abastecer a América Latina, R$ 16 milhões.
com Suzana Borin