A festa dos torcedores argentinos em Buenos Aires para acompanhar o desfile da seleção após a conquista da Copa do Mundo de 2022 na terça-feira (20) foi marcada por confusões, brigas e inclusive a invasão do Obelisco, um dos monumentos mais famosos da capital argentina.

Cerca de cinco milhões de pessoas acompanharam o desfile da seleção argentina. Parte deles, que estavam na região do Obelisco, não conseguiam ver os jogadores por causa de uma mudança na rota pelo excesso de pessoas no local. Nervosos, eles acabaram invadiram o monumento, levando a um confronto com a polícia. No fim das contas, 14 pessoas foram detidas, 21 policiais ficaram feridos e 64 torcedores tiveram de ser levados para hospitais.

+ Messi e outros jogadores quase são eletrocutados em chegada à Argentina; veja vídeo

Um vídeo mostra o momento da invasão do monumento.

Ainda de acordo com as forças de segurança da Argentina, foram registrados roubos, furtos e saques na região central de Buenos Aires, além de 795 chamadas para atendimentos médicos e diversos relatos de pessoas perdidas.

Vídeos publicados nas redes sociais também mostram torcedores bêbados se acidentando de diversas formas. Alguns tentaram pular no ônibus dos jogadores e foi levado de maca para o hospital enquanto continuava comemorando.

Outros casos foram ainda mais graves, inclusive com o registro de mortes durante as comemorações.

https://twitter.com/Mata_JoseLuis/status/1605323284731543557

Outro vídeo mostra torcedores furtando um caixa.

Durante as comemorações, alguns encontraram tempo para mostrar o que pensam sobre o Brasil.

O presidente da AFA (Associação Argentina de Futebol), Claudio Tapia, pediu desculpas aos torcedores que se deslocaram até o local para saudar os campeões mundiais, apesar do vandalismo e dos problemas. “Não nos deixaram chegar para cumprimentar todas as pessoas que estavam no Obelisco. Os mesmos órgãos de segurança que nos escoltaram, não nos deixaram seguir em frente. Mil desculpas em nome de todos os jogadores campeões do mundo. Uma pena”, publicou em sua conta no Twitter.