Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que quase metade dos empreendedores do setor (48%) esperam ter aumento no faturamento em dezembro deste ano. Para o presidente da entidade, Luiz Hirata, o aumento nas receitas dos bares e restaurantes deve ser de, em média, 30%, na comparação com o último mês de 2022.

+Câmara aprova protocolo ‘Não é Não’ para proteger mulheres em casas noturnas, shows, bares e restaurantes

A expectativa positiva se dá, principalmente, devido à realização de confraternizações e festas de fim de ano, que movimentam o setor neste período do ano.

“A expectativa do setor para o movimento impulsionado pelas festas de confraternização é positiva. Esperamos um aumento de 30% em dezembro, na relação com dezembro do ano passado”, comentou Hirata.

Para suprir a alta demanda, bares e restaurantes devem contratar mais colaboradores. De acordo com a Abrasel, as contratações devem subir 15% no mês, também na comparação com o mesmo período de 2022.

“Esse movimento é muito importante para os empresários do segmento, pois auxilia na saúde econômica dos negócios e para equilibrar o orçamento do negócio no mês de janeiro, já que o movimento tem queda significativa no primeiro mês do ano devido às férias escolares”, prossegue Hirata.

Dificuldades financeiras

O estudo da Abrasel identificou também alguns dos problemas enfrentados por empreendedores de bares e restaurantes. Segundo a pesquisa, 32% dos estabelecimentos dizem ter dívidas em atraso. Dentre esses, 69% acumulam débitos referentes à impostos federais, 43% impostos estaduais, 38% serviços públicos, 20% taxas municipais e 24% admitem dever encargos trabalhistas.

Ao menos 10% dos bares e restaurantes terão dificuldade para pagar o décimo terceiro salário aos seus colaboradores em dia. No entanto, a ampla maioria (87%) afirmaram que realizarão o pagamento em dia, em uma ou duas parcelas.

Metodologia

A pesquisa da Abrasel foi realizada com empresários do setor entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro de 2023. Ao menos 403 empreendedores responderam em São Paulo.