28/06/2023 - 15:56
O Capital Moto Week, considerado o maior festival de motos e rock da América Latina, comemora 20 anos e contará com uma edição histórica para 2023. O evento, que será realizado entre 20 e 29 de julho em Brasília, promete movimentar R$ 60 milhões.
“Esse público que vem de fora, para além dos muros da Granja do Torto, onde acontece o festival, movimenta, ao longo desses dez dias, algo em torno de R$ 60 milhões. Estamos falando do turista nacional, internacional, que vai aos restaurantes e hotéis”, afirma Pedro Affonso Franco, organizador do Capital Moto Week, de forma exclusiva para a IstoÉ Dinheiro.
Segundo Franco, a rede hoteleira da cidade, durante o festival, fica com uma média de 98% de ocupação. A expectativa para esse ano é receber mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo.
“Quando falamos em perfil de público hoje, temos 72% acima de 30 anos, majoritariamente das classes A e B. É o público dos shows, dos festivais, da família e da motocicleta, seja daqui ou de fora”.
+ Honda Motos promete 10 lançamentos e estuda mercado de locação no Brasil
+ BMW: divisão de motos cresce 22% no Brasil e espera recorde de vendas no ano
Investimento
Para a execução do evento serão investidos R$ 17,1 milhões, recorde em relação aos anos anteriores. “O próprio projeto gera 88% dos seus recursos para a montagem e execução do festival, ou seja, patrocínio privado, bilheteria e expositor. Apenas 12% vem de verba pública, seja lei de incentivo, ou qualquer coisa nesse sentido”.
No entanto, o Capital Moto Week devolve cerca de 20 vezes o valor investido pelos cofres públicos, muitas vezes antes de receber porque esse público já está na cidade, explica Franco.
Marcas
Em relação aos patrocinadores, o Capital Moto Week promete atuar como uma plataforma que visa conectar marcas e pessoas por meio de experiência. Cerca de 30 marcas vão participar, sendo que há patrocinadores como a Spaten, Pepsi Black, Claro, Financiadora BRB e Honda, para citar.
O organizador do festival fala que a ideia é que as marcas entreguem uma experiência para além dos dias do evento. “Não é só sobre o que você vende ao longo desses dez dias, é como você vai se posicionar, criar experiências e memórias junto ao público, associando a sua marca para você passar, sim, a vender nos 365 dias do ano”.
Informações
Em 2023, o festival vai contar com quatro espaços que receberão mais de 100 bandas. Entre as atrações nacionais confirmadas estão: Marcão Britto & Thiago Castanho com Charlie Brown Jr. 30 anos!, Nando Reis, Angra, Jota Quest, Pitty, Marcelo Falcão e Pato Fu.
O Festival acontecerá no Parque de Exposições da Granja do Torto, em uma área de mais de 290 mil m² – o equivalente a 25 Maracanãs. O complexo, que combina experiências imersivas de festivais internacionais, terá parque de diversões com roda-gigante, bungee-jump e uma tirolesa que cruza pelo alto toda a arena de shows. A estrutura inclui duas praças de alimentação, 34 operações de alimentação com restaurantes de destaque de Brasília, além de espaços temáticos, como o Moto Kids e Moto Pets.
Serviço:
Capital Moto Week | Edição 20 Anos
Datas: 20 a 29/07/2023
Local: Parque de Exposições Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: Acesse o site