O Memorial da América Latina recebe neste sábado e domingo (4 e 5) a 13ª edição do Festival do Clube de Criação, organizado pelo Clube de Criação, entidade fundada há 50 anos por publicitários com o objetivo de preservar o melhor das campanhas brasileiras com uma premiação e um anuário.

Desta vez, além de reconhecer os trabalhos mais criativos do último ano, o evento contará com uma exposição que revisitará os principais momentos da publicidade nacional nessas cinco décadas, com direito a personagens e jargões que viraram parte do cotidiano de milhões de brasileiros.

A mostra “Clube de Criação 50 anos. As Estrelas da Cultura Popular” terá vídeo mapping, túnel do tempo e instalações audiovisuais para levar o público para uma viagem pela memória afetiva da propaganda. O Clube de Criação já teve entre seus presidentes nomes como Washington Olivetto, Marcello Serpa e José Zaragoza, o Z da lendária agência DPZ.

Com curadoria da jornalista Laís Prado, o festival reunirá cerca de 200 convidados em 50 painéis, distribuídos em três palcos simultâneos. Os conteúdos vão além da publicidade e exploram diferentes vertentes da chamada economia criativa. Eles trazem também temas que provocam debates na sociedade, como o impacto das telas sobre crianças e adolescentes.

Dentre os nomes que estarão nos palcos do Festival do Clube de Criação 2025 estão Péricles (cantor e compositor), Isa Silva (estilista), Edmilson Filho (ator, diretor e comediante, com filmes como “Cabras da Peste”, “O Shaolin do Sertão”), Clayton Conservani (jornalista especialista em esportes ao ar livre), Monique Alfradique (atriz), Luís Miranda (ator, dramaturgo e comediante), Falcão (cantor, ator e humorista), Dayana Molina (estilista), Marcelo Caetano (diretor do longa “Baby”), Jorginho Rodrigues (presidente-executivo do Olodum), Dani Balbi (roteirista, política, professora da ESPM), Olivier Anquier (empresário e padeiro), Christian Dunker (psicanalista), Milhem Cortaz (ator e padeiro) e Jessé Andarilho (escritor e roteirista). comediante),

Durante o encontro, serão conhecidos os trabalhos premiados no 50º Anuário e serão revelados os homenageados do Hall da Fama, Anunciante do Ano e Agência do Ano. No ano passado, o evento reuniu mais de 7 mil participantes.
A exposição “Clube de Criação 50 anos. As Estrelas da Cultura Popular” tem curadoria de Romero Cavalcanti, copresidente da entidade. A realização é da Not So Impossible.

Veja a programação do Festival do Clube neste site.

Serviço:

Festival do Clube de Criação
Quando: 4 (sábado) e 5 (domingo) de outubro de 2025
Onde: Memorial da América Latina São Paulo (SP), Brasil. Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda.
Acesso fácil pelo metrô ou terminal rodoviário da Barra Funda.
Estacionamento no local.
Ingressos: Sympla