O governo federal anunciou nova data de testes para o FGTS Digital, dispositivo para recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Todos os empregadores que são obrigados a recolher o fundo devem ficar atentos às novas regras e buscar participar do período de testes. A etapa começa no próximo dia 16 de agosto e termina em novembro.

No chamado ‘Produção Limitada’, que é o ambiente para testes, o cadastro realizado pelo empregador no Portal do FGTS Digital utilizará as credenciais seguras do Portal Gov.br e já se tornará válido para quando o FGTS Digital estiver efetivamente implementado.

+ Governo lança portal com informações sobre o FGTS Digital

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas informatizados que se propõe a gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do fundo. Os empregadores poderão emitir guias rápidas e personalizadas, consultar extratos, solicitar compensação ou restituição de valores e contratar parcelamentos.

Vale lembrar que, a partir da implementação definitiva, ficou confirmada a alteração do prazo de recolhimento do FGTS mensal para até o vigésimo dia do mês seguinte ao da competência.

Outra novidade é que, com a operacionalização do FGTS Digital, o recolhimento dos valores devidos ao Fundo será feito exclusivamente através do Pix. Os boletos gerados terão um QR Code para leitura e pagamento direto no aplicativo ou site da instituição financeira do empregador.