17/05/2013 - 21:00
Campanha
A Fiat tem uma relação com o futebol desde os tempos de Edoardo Agnelli, que nos anos 1920 foi presidente da empresa e da Juventus de Turim, um tradicional time italiano. Essa relação foi reforçada com o Brasil com uma campanha para incentivar a torcida até a Copa do Mundo. O slogan “Vem pra rua” vai ser o principal mote publicitário da empresa até 2014. A primeira iniciativa foi a gravação de uma música pelo cantor Falcão, do grupo O Rappa, que já circula nas rádios. O tema também faz parte da propaganda de tevê, que conta com imagens do ex-jogador Ronaldo Nazário, garoto-propaganda da empresa. A criação é da Agência Fiat, formada pela Leo Burnett Tailor Made e pela AgênciaClick Isobar.
Imprensa
O grampo do Obama
O Departamento de Justiça americano enviou comunicado à agência de notícias Associated Press informando que grampeou os telefones de al-guns de seus jornalistas em abril e maio de 2012. A carta não revelou os motivos da ação. O presidente da agência, Gary Pruitt, criticou a “intrusão massiva e sem precedentes”.
Propaganda
Craques do futuro
A nova propaganda do isotônico Gatorade não traz nenhum astro consagrado do futebol. A companhia aposta em jovens com potencial de brilhar no futuro, como a revelação Gabriel Barbosa Almeida, o Gabigol, de 16 anos, do Santos. A campanha foi criada pela TBWA.
Estratégia
Perdigão reformulada
Com quatro filmes de 30 segundos, a primeira campanha da agência Talent para a Perdigão, marca da BRF, entrou no ar trazendo um novo estilo e o slogan “Viver dá uma fome…”. A peça representa também a primeira ação da empresa para divulgar um novo posicionamento para se diferenciar da marca Sadia, também da BRF.
Shows
Céu de estrelas
A Sky anunciou que patrocinará mais de 200 shows em 2013, renovando os acordos com as empresas de eventos Time for Fun, Planmusic, XYZ e Rock in Rio. Uma parte deles será transmitida na página Sky Live do Facebook. Entre os shows, estará o do grupo Pet Shop Boys, que acontece em São Paulo.
Bate-papo
Celso Loducca, fundador da Loducca
Depois de dois anos de preparação, o publicitário lançou o livro sobre a Loducca O que Interessa é a Vida – A Biografia de uma Agência de Propaganda. Ele fala sobre como construir uma agência duradoura:
Como se faz uma agência dar certo?
Quando criei a Loducca, mais do que montar uma agência de publicidade, eu pretendia fazer uma experiência, para saber se poderia aplicar os meus valores de vida numa empresa e fazê-la ser rentável. Tudo isso acabou ficando introjetado na empresa. Não acredito naquele negócio de escrever uma missão, um objetivo. Tem de ser um negócio natural.
Quais são esses ideais?
Uma agência precisa atrair e manter os talentos e a criatividade. E gente talentosa precisa de liberdade. Elas gostam de poder interferir na empresa e seguir a sua própria opinião. Nunca demito ninguém por ter uma opinião forte, mesmo que seja diferente da minha.
Os clientes buscam agências com as quais têm afinidades culturais?
Não acredito nisso. Eles buscam resultados. Se houver semelhança de cultura, é melhor. Mas há clientes antigos que só descobriram, depois de muito tempo, a forma como funcionamos. O cliente esperto tira o melhor de nós.