20/12/2021 - 21:11
Depois de 37 anos, a Fiat se despediu do modelo Uno, nesta segunda-feira (20), com o anúncio da produção de uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem ao modelo ícone da indústria automotiva brasileira.
O Uno Ciao custa R$ 85 mil e tem configuração exclusiva. A série especial é numerada com um emblema que identifica a unidade do carro. Todas as unidades são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.
As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano.
O visual é complementado por rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
+ Leilão de carros oferece BMW blindado e outros 68 veículos
Por dentro, o Uno Ciao tem um padrão escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel.
“A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Fiat Uno”, diz comunicado da marca à imprensa.
O Fiat Uno foi fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG) e acumula 4.379.356 unidades produzidas.
“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração. O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”, disse em nota, Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.