O líder cubano Fidel Castro afirmou nesta segunda-feira que o presidente Barack Obama não está conseguindo administrar a “panela de pressão” que os Estados Unidos criaram no mundo, dando como exemplo a situação atual no Egito e na Tunísia.

“Obama não tem como administrar a panela de pressão que criou. Há alguns dias caiu o governo da Tunísia, onde os Estados Unidos impuseram o neoliberalismo e estava feliz de sua proeza política”, escreveu Fidel em mais um artigo publicado na imprensa local.

“Mas é incrível como, agora, quando o povo revoltado derrama seu sangue e assalta as lojas, Washington expressa sua felicidade pela queda do governo tunisiano”, assinalou.

Fidel também assinala que “ninguém ignora que os Estados Unidos transformaram o Egito em seu aliado principal dentro do mundo árabe”. “Seu maquiavelismo consiste em, enquanto fornecia armas ao governo egípcio, a USAID (Agência americana para o desenvolvimento internacional) fornecia fundos para a oposição”, indicou.

“Poderão os Estados Unidos deter a onda revolucionária que sacode o Terceiro Mundo?”, questiona, por fim, o líder cubano.

cb/cn