07/10/2021 - 11:49
A Electronic Arts (EA), uma das maiores produtoras de games do mundo, surpreendeu ao anunciar que considera um novo título a seus jogos de futebol. A empresa lançou recentemente o Fifa 22, mas esta pode ser a última versão que leva o nome da entidade máxima do futebol internacional.
A franquia em parceria com a Fifa existe desde 1993 e é um marco na história e na evolução dos games. A EA não especifica como o novo jogo pode ser chamado nem se seguirá com os direitos autorais para uso dos nomes de atletas, clubes, estádios e ligas em todo o mundo.
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“Ao longo de anos construindo nossa franquia global, também sabemos que a autenticidade é essencial para a experiência. Por isso concentramos tanta energia na força coletiva de mais de 300 parceiros licenciados que nos dão acesso a mais de 17 mil atletas em mais de 700 equipes em 100 estádios em mais de 30 ligas em todo o mundo”, explica a empresa em comunicado à imprensa.
“Estamos explorando a ideia de renomear globalmente os jogos de futebol da EA Sports. Isso significa que estamos revisando nosso contrato de direitos de nomes com a Fifa, que é separado de todas as nossas outras parcerias e licenças oficiais”.
Lançado na última semana, o Fifa 22 já atingiu 9,1 milhões de jogadores e registrou 460 milhões de partidas. A indústria de games é uma das que mais crescem todo ano – em 2020, a EA teve receita total de U$ 5,6 bilhões, sendo 74% do dinheiro oriundo de compras dentro dos jogos, principalmente o Fifa Ultimate Team, Apex Legendas e o The Sims 4.
Segundo a Statista, empresa especializada em dados de mercado, a indústria de jogos teve U$ 104,4 bilhões de faturamento em 2019. Com o início da pandemia, as receitas aumentaram 23% e chegaram a U$ 128,3 bilhões em 2020. A expectativa é passar de U$ 200 bilhões em 2025.