Parreira? Eriksson? Marcelo Lippi? Felipão? Qual o melhor técnico de futebol do mundo? O melhor é difícil dizer. Mas o treinador mais importante neste exato momento, há quarenta dias do início da Copa do Mundo, não está nem sequer nos gramados. Ele fica em um escritório na cidade de Modena, nordeste da Itália. Arrigo Beltrami é diretor-geral da Panini, a editora responsável por uma febre que, desde o começo de abril, se espalha por 110 países: o álbum de figurinhas oficial do Mundial 2006.

Beltrami, diretor geral: Eis o homem que ?escala? todas as seleções do álbum

O executivo Beltrami é quem ?escala? as seleções do álbum desde 1998, quando a Panini ? que também publica as figurinhas de 25 campeonatos nacionais de futebol, da Palestina à Alemanha ? assinou contrato de licenciamento com a Fifa. ?Não sou adivinho, é um trabalho matemático?, conta ele. ?Analiso todos os jogos de Eliminatórias durante dois anos e escolho os jogadores que são chamados com mais freqüência por seus treinadores. Depois mando fotografar um por um nas concentrações ou nos estádios.? Como o álbum é lançado três meses antes do início da Copa, Beltrami corre um grande risco de chutar para fora. Mas ele anda com o pé bem calibrado. ?Em 1998, 5% dos jogadores que escolhi não foram chamados por seus treinadores. Em 2002, baixei esse índice para 3,2%?, orgulha-se.

No Brasil, onde serão distribuídos mais de 60 milhões de envelopes de figurinhas, a coleção deve gerar R$ 40 milhões em vendas (30% ficam com os jornaleiros). Na Sérvia, a polícia começou a patrulhar os encontros de colecionadores, que se reúnem aos milhares nas praças para trocar cromos e sopapos. No Rio de Janeiro os camelôs oferecem a figurinha número 338, do atacante italiano Totti, que está difícil de sair, por R$ 5. Um álbum completo no site Mercado Livre já vale R$ 350. E até o presidente da Fifa, Joseph Blatter, está colecionando ? na semana passada lhe faltavam apenas sete figurinhas.

A empresa afirma que não faz parte de sua estratégia de negócios segurar os cromos dos craques mais famosos para aumentar as vendas. Todas as 596 figurinhas são impressas em uma única folha de papel. Depois, elas cortadas, embaralhadas e envelopadas por máquinas comandadas por computador. ?Não há figurinha difícil, todas são distribuídas em igual quantidade?, diz José Eduardo Martins, presidente da filial brasileira da Panini.

Comprada pela americana Marvel em 1994 por US$ 158 milhões, a Panini faturou E 405 milhões no ano passado. A divisão de figurinhas representa 40% das vendas, e o restante vem de publicações de revistas em quadrinhos e serviços de distribuição. Por aqui, os cromos respondem por 90% das receitas (não reveladas). ?Nosso forte é o trabalho de licenciamento?, afirma Martins. ?Visitamos feiras de brinquedos, cinema e TV, identificamos prováveis sucessos e compramos os direitos para figurinhas.?

Martins admite que às vezes erra, pagando antecipado por algo que vira um mico, ou não acreditando em um personagem que depois cai no gosto da meninada e explode em vendas. ?Mas temos rápida capacidade de reação em função de nossa fábrica. Ela tem capacidade de produzir 2,7 milhões de figurinhas por dia?, diz. A linha de produção, que exporta para toda a América do Sul a partir de Barueri (SP), passou a operar 24 horas por dia por conta do sucesso dos cromos da Copa.

Normalmente, o lançamento de um álbum no Brasil ? mesmo no caso de blockbusters do cinema como ?Shrek? e ?Harry Potter? ? é acompanhado pela distribuição de 2 milhões de envelopes de figurinhas às bancas de jornal. O livro da Copa, pasme, saiu com 30 milhões de envelopes, cerca de 30% a mais do que no Mundial de 2002. ?Naquele ano, a Seleção Brasileira estava desacreditada, agora é favorita?, explica Martins. E se agora acontecer um desastre, como a desclassificação na primeira fase? As vendas de figurinha cairão? ?Creio que sim, mas aí já teremos vendido 80% dos cromos produzidos.?

Golaço

A empresa espera vender 30% mais do que no último
Mundial
? 405 milhões foi o faturamento da Panini em 2005.
A divisão de cromos responde por 40%