23/06/2021 - 21:25
Estimulada pelos desafios do nascimento de seu filho com síndrome de Down, a publicitária Thaissa Alvarenga, que era executiva no ramo Imobiliário, deixou a rotina em uma grande empresa para se transformar em uma empreendedora social e criar a ONG Nosso Olhar, um espaço de mobilização, educação e informação que incentiva, por meio de seus projetos, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nas atividades artísticas e culturais.
Quando Chico – como é chamado pela mãe -, ainda era pequeno, Thaissa passou a compartilhar o dia a dia, as descobertas, as visitas aos especialistas e toda a evolução do filho por meio de um blog, feito para desmistificar a deficiência intelectual e alcançar famílias que não tinham as mesmas oportunidades de acesso aos médicos e terapeutas especializados na síndrome. O blog Chico e Suas Marias (as Marias são Maria Antônia e Maria Clara, irmãs do Chico) foi crescendo e, mais tarde, surgiu a ideia de fundar uma instituição inclusiva.
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Thaissa transformou esse novo sonho em realidade e fundou a ONG Nosso Olhar. “Eu acredito em propósito e a ONG veio para contribuir com a causa da inclusão e levar informação à sociedade. Tenho orgulho do trabalho que está sendo feito. Meu grande objetivo é proporcionar novas possibilidades para as próximas gerações e suas famílias”, explica ela.
O propósito de Thaissa é levar qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, por meio dos projetos da ONG que acolhem, apoiam o desenvolvimento, a inserção social e autonomia. Por acreditar no trabalho em rede, Thaissa une forças e atua em conjunto com outros projetos, instituições e pessoas que acreditam na causa.
Como empreendedora social, idealizou o Espaço Rede T21, inaugurado em 2020, em plena pandemia. A casa colaborativa abriga uma equipe terapêutica com fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeuta que prestam serviços. Há também uma professora de dança que dá aulas de ballet e projetos de acolhimento e inserção social, como o Tatame Inclusivo, que contribui para o desenvolvimento e inserção das crianças e jovens com deficiência.
Todo esse trabalho, que vem sendo construído ao longo dos últimos anos e tem ganhado reconhecimento. Além de ser membro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Thaissa também é fundadora e apresentadora do Inclua Mundo, um programa que traz discussões importantes, histórias reais, temas atuais e diversos entrevistados, como especialistas, famílias e pessoas com deficiência, e que está na grade de programação do Canal Papo de Mãe.
A parceria com o canal foi além, e Thaissa também assina uma coluna no Portal do Papo de Mãe, página que está no Uol e é reconhecida como uma referência em informação para as famílias para contribuir na educação de seus filhos.
Tanta experiência acumulada abriu caminho para que Thaissa criasse a Thai Marketing: uma ponte entre entidades que querem fazer marketing social e as empresas. Seu mais novo projeto representa o sonho de levar informações e trabalhar o tema ‘deficiências’ com o público infantil.
Com uma parceria entre a ONG Nosso Olhar e a Ziraldo Artes Produções, o Chico e suas Marias protagonizam as aventuras do Menino Maluquinho, na série de cartilhas feitas para promover a inclusão, que estão sendo distribuídas gratuitamente por todo o País. Até o fim do ano, 270 mil cartilhas, das nove edições, chegarão às mãos de pais, professores e crianças.