Al-Saadi Kadafi, filho do ex-ditador da Líbia Muamar Kadafi, está tentando reaver seu Cadillac Escalade deixado em um hotel italiano há 15 anos. O empecilho é uma dívida de 300 mil euros por não pagar sua estadia.

Toda essa história começou em 2007, quando o filho de Kadafi ainda insistia em sua carreira de jogador de futebol. Tentando a sorte no futebol italiano há cinco anos, integrava a equipe do Sampdoria quando se hospedou no Hotel Excelsior na Riviera de Rapallo, em Gênova.

+ Feriado: saiba se você deve trabalhar e o que funciona

A estadia durou apenas seis semanas, mas incluiu festas luxuosas em suas suítes. Mas logo ele foi dispensado pelo clube e Al-Saadi resolveu retornar a Líbia, encerrando sua carreira como jogador e deixando para trás a conta no Hotel Excelsior e seu SUV Cadillac Escalade estacionado.

A direção do hotel fez diversas tentativas para que Al-Saadi pagasse sua dívida, chegando a pedir ajuda a Embaixada da Líbia, em Roma, para resolver a situação, obviamente sem sucesso.

O Cadillac Escalde ESV 6.2 de 345 cv, que valia US$ 70 mil quando novo, se tornou uma atração turística na região. Deixado em frente ao Excelsior sem as chaves, ele é limpo pelos funcionários do hotel, já que ter um veículo abandonado em sua porta não deve atrair novos hóspedes.

O filho de Muamar Kadafi foi condenado a pagar sua dívida após ser processado pelo Excelsior em 2010, tendo que arcar com os 4 mil euros das custas do processo.

Al-Saadi fugiu da Líbia em 2011, logo após a morte de seu pai, mas foi preso no Niger e deportado ao seu país em 2014, onde ficou preso até o ano passado. Segundo o jornal britânico Daily Mail, ele tem vivido entre a Turquia e as Ilhas Maurício e a há cerca de um mês entrou em contato com o Hotel Excelsior para reaver seu Cadillac Escalade.

Um registro do SUV de Al-Saadi apareceu em um post do Twitter.