04/05/2023 - 14:03
O Google anunciou recurso que pode substituir as senhas e códigos de verificação em duas etapas para se realizar um login. No entanto, mesmo com a utilização da chave de acesso, o usuário ainda poderá usar suas senhas caso deseje. Segundo a empresa, a alternativa será mais conveniente e segura que as senhas e funcionará nas principais plataformas e navegadores.
“Ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir em seus dispositivos. Eles não podem ser escritos ou dados acidentalmente a um ator ruim. Quando você usa uma chave de acesso para fazer login na sua Conta do Google, isso prova ao Google que você tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo”, disse a companhia em comunicado.
+ Google Fotos usará IA para pesquisas mais complexas
+ Projeto de lei de notícias online no Canadá não é razoável, diz executivo do Google
As chaves são criadas na conta Google do usuário e não serão compartilhadas com o Google, ficando apenas nos dispositivos dos usuários. Quando ele for realizar o login ou outras ações em sua conta, as chaves serão solicitadas. Serão pedidas a biometria de bloqueio de tela ou PIN para confirmar que é o usuário que está tentando acessar a conta.
As chaves de acesso protegerão contra ataques phishing, invasão de contas por troca de SIM, entre outras formas de ataque. O Google disponibilizou a opção “usar uma chave de acesso de outro dispositivo” criando um login único para aquele aparelho. Isso não significa que a chave de acesso do usuário será transferida para aquele aparelho.
A utilização de senhas para autenticação em sistemas de computação começou apenas na década de 1960, com o desenvolvimento dos primeiros sistemas de computação multiusuários. Com o advento da internet e o crescimento exponencial da quantidade de usuários e informações online, a importância das senhas se tornou ainda maior. Atualmente, senhas são utilizadas para acessar e-mails, redes sociais, contas bancárias e diversos outros serviços online que armazenam informações pessoais e financeiras.