O Brasil poderá enfrentar nas próximas semanas uma série de instabilidades climáticas com frentes frias e chuvas de até 200mm que poderão causar transtornos e deslizamentos de terras.

Na região Sul, a expectativa é de chuva forte e volumosa até o fim de março devido à passagem de uma frente fria, que poderá provocar temporais com ventos e granizo, especialmente na sexta-feira (31). Volumes entre 40 e 80mm podem ser registrados, mas de maneira mal distribuída. Já os primeiros dias de abril na região tendem a ser secos e com queda de temperatura, porém sem potencial para geadas. Entre os dias 4 e 9 do próximo mês há previsão de mais chuvas sem volumes tão altos. As temperaturas em Porto Alegre oscilarão no final de semana entre 15ºC e 26ºC.

+ Governo estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades

+ Safra de milho do Brasil deve ter impulso de chuvas em abril, diz Rural Clima

No Sudeste, a chuva persistirá em boa parte da região entre o fim de março e o começo de abril, com potencial para temporais nas divisas entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes que podem variar entre 40 e 80mm. Entretanto, nas outras regiões, a chuva deverá seguir irregular e intercalada com janelas de tempo seco. As temperaturas em São Paulo oscilarão no sábado e domingo entre 17ºC e 32ºC.

Entre 4 a 9 de abril, a tendência será de chuvas ganhando maior intensidade na região devido a uma frente fria que concentrará a umidade sobre o Brasil Central. Volumes expressivos podem ser registrados na metade norte de São Paulo, do Rio de Janeiro e em toda a metade sul de Minas Gerais.

O mês de março se despedirá com chuva no Centro-Oeste, com potencial de temporais. Os maiores volumes até 4 de abril devem permanecer no noroeste de Mato Grosso, onde já chove em excesso. Por outro lado, pancadas irregulares são esperadas em Mato Grosso do Sul e Goiás. Em Cuiabá, a temperatura oscilará no final de semana entre 23ºC e 33ºC.

No Nordeste os volumes de chuva se manterão expressivos no norte da região entre o final de março e o começo de abril, com acumulados de até 150mm entre Maranhão, Piauí e Ceará. Enquanto isso, até o dia 4 de abril não há expectativa de chuva para praticamente todo o estado da Bahia, que vive uma estiagem. Em Salvador, as temperaturas terão variação no final de semana entre 23ºC e 30ºC.

A região Norte vive situações de calamidade com o excesso de umidade das chuvas e pouca coisa mudará entre os dias 30 de março e 4 de abril. Estão previstos volumes entre 70 e 200mm no Amazonas no Pará. Entre 4 a 9 de abril, muita chuva ainda deverá se concentrar na região. Não se descarta o risco de algum transtorno nas cidades e impactos negativos também nas atividades rurais. Por outro lado, um tempo mais seco se espalhará pela maior parte de Roraima. No final de semana, a temperatura oscilará entre 23ºC e 29ºC em Manaus.