A portabilidade de financiamento imobiliário é a transferência do financiamento de uma instituição financeira para outra. Com a portabilidade é possível economizar dinheiro, reduzir o valor das parcelas, e melhorar as condições do empréstimo.

Para realizar o processo são necessários gastos com a avaliação do valor do imóvel e em serviços de cartório para a troca do banco. A instituição inicial não pode se recusar a aceitar o pedido de portabilidade desde que o valor e o prazo do novo contrato sejam inferiores ao valor e o prazo das parcelas que ainda restam do contrato antigo, de acordo com o Meu Lugar, plataforma de conteúdo da imobiliária digital QuintoAndar.

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Veja abaixo o passo a passo para a portabilidade de instituição financeira, segundo a imobiliária digital:

1- Documentos

Cópia do contrato atual, saldo devedor e a data do último vencimento da operação.

2- Simulações 

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 3- Novo banco

Veja a instituição financeira que oferece a melhor portabilidade.

4- Portabilidade

O banco que tem o atual contrato deve fazer a portabilidade para a instituição definida.

5- Novo contrato

O banco que tinha o contrato envia as informações para que a nova instituição finalize o processo. O novo banco assume os débitos do contrato.

6- Fim do processo

O antigo banco envia à nova instituição um documento que atesta que a portabilidade foi efetivada.

O saldo de crédito portado pelo Sistema Financeiro da Habitação aumentou de R$ 226 milhões para R$ 2,8 trilhões, no acumulado de janeiro a julho de 2019 a 2021, de acordo com o Banco Central. Porém, o saldo portado caiu 64%, de R$ 553 milhões para R$ 194 milhões, de janeiro a julho deste ano, devido às altas da taxa básica de juros.