Em julho de 2022, a Efí, conta digital especialista em recebimentos, implementou a jornada de quatro dias semanais aos seus funcionários. Em outubro deste ano, o novo modelo de trabalho se tornou permanente após o período de testes, que teve duração de um ano, fazendo da empresa a primeira a aderir oficialmente ao benefício no Brasil. 

“Nós sempre tivemos um olhar de cuidado sobre a qualidade de vida das pessoas no trabalho, de modo que pudéssemos explorar todo o seu potencial em termos de entrega. A questão é que vivemos em uma época em que as pessoas clamam por respiro e saúde mental, em que este direito veio para trazer uma vida mais equilibrada e, consequentemente, um time mais aplicado e eficiente”, declara Evanil Paula, CEO da fintech. 

+Banco do Brasil promove leilão de imóveis em oito estados brasileiros

Outros aspectos foram levados em consideração pela Efí ao decidir definitivamente pela jornada reduzida. Entre eles, estão a retenção de trabalhadores que, desde a implementação do benefício, saltou de 78,37% para 89,19%. Além disso, houve uma redução de 74% no número de pedidos de demissão.

A empresa afirma que também foi observado que os profissionais procuraram tornar os processos internos mais ágeis, reuniões mais objetivas e até mesmo reavaliar a necessidade de tantos alinhamentos e encontros, o que resultou em entregas mais focadas e estratégicas. Com isso, a empresa manteve o ciclo de crescimento e, mesmo com um dia a menos na semana, viu seu faturamento avançar 16,20% quando comparado ao período de janeiro a agosto de 2022.