O mercado de transações com moeda estrangeira no Brasil é tão grande quanto disputado. Por ano, ele movimenta cerca de US$ 1,7 trilhão e envolve uma cadeia composta por 182 instituições autorizadas (bancos e corretoras), mais de 1 mil escritórios de agentes autônomos de investimentos e cerca de 4 mil correspondentes únicos de câmbio. Mesmo assim, há espaço para crescer – sobretudo para quem aposta em inovação. É isso que se observa na trajetória da fintech Tansferbank, que cresceu 125% no número de cliente em 2023, quando participou de US$ 550 milhões em transações, e espera dobrar de tamanho ainda este ano.

Por trás desses resultados está uma jornada digital adotada pelo trio Lennon Françoiz (COO), Ráfagan Abreu (CTO) e Luiz Felipe Bazzo (CEO do Transferbank). Mais que participar de operações de câmbio, a fintech atua no segmento por meio de uma plataforma completa que facilita e agiliza a cotação de moedas estrangeiras, permitindo contratar de remessas para o exterior ou receber pagamentos de forma bem mais rápida e menos burocrática.

Segundo Basso, a empresa comprovou a demanda de mercado ano após ano por meio de sua carteira própria. “Agora, fornecemos a mesma solução de câmbio para outros players que buscam entregar uma melhor experiência a seus clientes, em paralelo a um ganho de eficiência operacional”, afirmou o CEO da fintech.

Foi essa solução, oferecida a parceiros e clientes no modelo white label (no qual o banco ou corretora customiza a ferramenta com sua marca) que a gigante sul-coreana Mirae Asset incorporou às transações de câmbio que disponibiliza. A multinacional está presente em 19 países e tem US$ 535,6 bilhões sob custódia. Head da mesa internacional da Mirae Asset Brasil, Joo Lee afirmou que a parceria foi firmada após uma longa pesquisa junto a possíveis forneceores.

“Identificamos dois diferenciais importantes que dialogam com nosso propósito: a vantagem competitiva de preço que conseguimos oferecer aos clientes e a facilidade da plataforma, que permite ao investidor acessar diretamente o serviço sem burocracia”, disse.

“O diferencial que oferecemos ajuda na captação de novos clientes, assim como na fidelização da base.”
Luiz Felipe Bazzo, CEO do Transferbank

VAREJO

Para o Transferbank, a associação com a Mirae Asset reforça o momento de expansão da no mercado de varejo e o pioneirismo da fintech no mercado de câmbio como provedora de soluções tecnológicas diferenciadas. No último ano, a fintech já havia fechado parceria com um dos maiores escritórios da XP, a SVN Investimentos.

A adesão da corretora se deve em parte ao ganho de eficiência nas operações. Assim com a SVN, a grande maioria das instituições se vê obrigada a enfrentar processos manuais nas operações de câmbio, o que gera ineficiência e eleva os custos tanto para as empresas quanto para os clientes pessoas físicas.

E, se por um lado há um problema latente, do outro há oportunidades. “O diferencial que oferecemos é pioneiro e um caminho sem volta no mercado, pois ajuda na captação de novos clientes, assim como na fidelização da base”, afirmou Bazzo.