Novembro e dezembro são os meses nos quais os empregadores devem pagar o 13º salário a seus servidores, e o assunto tem aquecido o mercado de fintechs com dados que revelam um impacto significativo na economia.

De olho nesse momento, as fintechs emergem como parceiras estratégicas que podem simplificar o processo de pagamento para que não haja atrasos. Essas empresas têm proporcionado aos seus clientes uma maneira de organizar e efetuar os pagamentos, garantindo que colaboradores recebam seus benefícios no prazo estipulado.

+Segunda parcela do décimo terceiro deve injetar R$ 106 bi na economia

Entre as pequenas empresas digitais que atuam neste cenário está a WohPag, do segmento de soluções financeiras para administradoras de condomínios. Com a sua plataforma digital, a instituição simplifica a direção do 13º salário, proporcionando às empresas de gestão condominial a capacidade de organizar, programar e efetuar os pagamentos.

“Aproximadamente 50% dos gastos de um condomínio são com a folha de pagamento, por isso é importante que o gasto com o 13º salário seja previsto dentro do planejamento anual, que deve ser feito no começo de cada ano. É importante pontuar o apoio que uma fintech especializada pode trazer nesse momento, pois gera essa percepção de despesas futuras necessárias, além de dar a segurança de crédito, caso seja necessário”, explica o CEO da WohPag, Marcelo Assunção.

Segundo o Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o montante estimado é de R$ 291 bilhões, representando cerca de 2,7% do PIB e será distribuído entre aproximadamente 87,7 milhões de beneficiários, incluindo trabalhadores do mercado formal, aposentados e pensionistas, o que comprova a força do benefício como um impulsionador do consumo e da atividade econômica no país.

Segundo Assunção, existem três caminhos para honrar o pagamento do benefício: o mais comum é a realização de cota extra no final do ano. Outra forma é o pedido de empréstimo e a terceira é a prevenção, com a possibilidade de provisionar essa despesa no orçamento anual, rateando o valor ao longo de todo o ano.