21/06/2023 - 13:30
A Fitch aumentou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2023, de 2% para 2,4%, mas reduziu para 2024, de 2,4% para 2,1%, prevendo uma desaceleração da economia mundial.
Em relatório publicado nesta quarta-feira, 21, a agência de classificação de risco diz que o crescimento global tem mostrado maior resiliência do que o esperado, mas com o núcleo da inflação insistentemente elevado, a tendência é que os bancos centrais endureçam a política monetária e esfriem a economia em 2024.
Tanto Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) quanto Banco Central Europeu (BCE) devem aumentar as taxas de juros mais duas vezes e não cortar o aperto monetário neste ano, prevê a Fitch.
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), acrescenta a agência, deve seguir o mesmo movimento e elevar os juros 5,25% em 2023, sem cortes.
A inflação de serviços e o crescimento dos salários nos EUA e na Europa tendem a manter a inflação teimosamente elevada, diz a agência de classificação de risco.