A agência de classificação de risco Fitch manteve em BBB+ o rating de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR, na sigla em inglês) de longo prazo em moedas estrangeira e local do Banco Santander Brasil. A perspectiva é negativa.

A agência também afirmou os ratings nacionais da Santander Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil em AAA(bra), com perspectiva estável.

De acordo com a Fitch, a manutenção dos ratings leva em consideração a perspectiva de apoio à instituição pelo espanhol Banco Santander, caso seja necessário. “A Fitch vê a subsidiária brasileira como muito importante para o Santander quanto à diversificação de ganhos; Santander Brasil compartilha a mesma marca e está altamente integrado com seu controlador, tendo contribuído com 20%-26% do lucro líquido consolidado do grupo ao longo dos últimos nos”, destaca a agência em relatório.

A Fitch pontua que as perspectivas de crescimento para o Brasil têm sido revisadas para baixo, mas a expectativa é que os lucros neste mercado continuem “contribuindo significativamente para os ganhos do grupo”.