20/05/2011 - 8:52
A agência de classificação Fitch Ratings rebaixou nesta sexta-feira em três graus a nota da dívida de longo prazo da Grécia, de “B+” para “BB+”, e incluindo uma perspectiva negativa.
A Fitch já havia reduzido a nota grega em janeiro em um grau.
Esta nova degradação reflete “a importância do desafio” que está diante do país: colocar em prática o programa de reformas fiscais e estruturais necessárias para reduzir sua dívida e seu déficit, explicou a Fitch em um comunicado.
“São necessárias novas medidas de austeridade para cumprir o objetivo de um déficit de 7,5% do PIB em 2011”, em particular devido à renda fiscal menor que o previsto, destacou.
A agência de classificação indicou que esta nova nota integra suas previsões de uma nova ajuda “substancial” da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional ao país.
A nova nota indica que a Grécia faz parte do grupo de “países que apresentam apenas uma frágil segurança de reembolso”, segundo a classificação estabelecida pela agência.
A nota da dívida a curto prazo grega foi mantida em “B”.
A perspectiva das duas notas é “negativa”, o que implica que a agência não exclui rebaixá-las mais uma vez a médio prazo.
mch/dm-ap